Blog

O poder da leitura

Amigos leitores,

Escrever sempre foi um exercício prazeroso para mim. Mas sem dúvida eu não teria a mesma habilidade, ou esta habilidade tão bem lapidada, se não gostasse de ler desde que me entendo por gente. Não, também não sou de família de intelectuais nem de artistas, entretanto tenho um pai leitor e bem-informado e uma mãe rigorosa, que sempre teve atenção e cuidado a lições, horários e me estimulou a gostar das letras. isso fez muita diferença em minha formação.

Além disso, minha mãe, manicure, tinha como clientes e amigas, duas pessoas que foram fundamentais para algumas referências minhas. Duas amigas dela, professoras, e que me davam e emprestavam livros regularmente, conversavam comigo sobre assuntos diversos e relevantes. No espaço de beleza de minha mãe, falávamos sobre política, sonhos, profissões, carreira e… livros.

Sou muito grata por essas pessoas e pelo estímulo que meus pais me deram. Além disso, eu aproveitava o meu tempo livre na infância para brincar de criar, de inventar, de desenhar, de contar histórias para as bonecas. Eu sempre gostei de imaginar. E com menos de dez anos eu já tinha algumas historinhas, personagens, sonhos e futuro projetados. Adorava prova oral, amava trabalho escrito (e no meu caso era escrito à mão, com letra cursiva…) porque eu não tinha computador. Exercício esse maravilhoso para lapidar uma habilidade que vai se formando ano após ano até o momento em que mais precisamos utilizá-la.

Vestibulares assombravam pelas exigências teóricas da Física, Química e Matemática. Mas quem se importa com isso quando sabe que escreve bem? Era bem isso. E a redação era o meu tipping point. Era a primeira coisa que tratava de fazer em qualquer prova de vestibular porque eu sabia que se começasse pelas demais, meu rendimento cairia no que eu era melhor.

Continuo amando as letras e criando possibilidades, compartilhando sentimentos e anseios e propagando informação por meio dos meus textos. É minha maior alegria. Sou grata a Deus por essa habilidade. E isso tudo só foi possível por causa da leitura. Quando você lê, o processo é tão mágico que o corpo sai desse mundo e você passa a viver um outro mundo, uma outra realidade e protagoniza experiências indescritíveis. Leia muito, leia mais, leia sem parar!

Este ano será o ano das pessoas que leem, e que guardam com amor e dedicação cada parágrafo, cada exclamação e tenta desvendar as interrogações de cada texto.

Ótima quarta-feira!!

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021