Blog

Nossas atitudes revelam nosso caráter

Amigos leitores,

Hoje quero falar sobre um assunto que em nosso meio corporativo é muito comum e desgastante. Chato falar disso em uma segunda-feira, né? Ah, isso é, mas vamos lá, prometo que não vou me estender. Há um mês mais ou menos assisti a um vídeo da jornalista Natália Leite, idealizadora do projeto Escola de Você, junto com a Ana Paula Padrão, onde ela passava uma rápida mensagem sobre como nossas atitudes podem nos revelar.

No vídeo ela falava sobre como fica feio diante das outras pessoas você falar mal de alguém ou da conduta de alguém sem que esta pessoa esteja presente e que, incrivelmente, esse tipo de postura revela aos outros muito mais o caráter de quem julga do que da pessoa de quem se fala. Em pouco tempo de carreira, entendi que quando entendemos algo errado ou quando  temos algo a resolver, seja pela razão que for, devemos fazer isso diretamente com a parte interessada. E isso, quando praticado no ambiente corporativo toma proporções bem negativas.

Por outro lado, também funciona como alerta para entendermos que devemos ser mais racionais, mais profissionais, mais éticos, calando mais e falando menos. Existe um provérbio chinês que diz que “O silêncio é a arte da prudência”. É um exercício a se fazer diariamente. Outro exercício que pode nos ajudar bastante no meio corporativo são os 3 filtros da verdade de Sócrates.

Na antiga Grécia, Sócrates tornou-se famoso pela sua sabedoria e pelo grande respeito que manifestava por todos. Um dia, veio ao encontro do filósofo um homem, seu conhecido, que lhe disse:

– Sabes o que me disseram de um amigo teu?
– Espera um pouco – respondeu Sócrates. Antes de me dizeres alguma coisa, queria que passasses por um pequeno exame. Chamo-lhe o exame do triplo filtro.

– Triplo filtro?

– Isso mesmo – continuou Sócrates. Antes de me falares sobre o meu amigo, pode ser um boa ideia filtrares três vezes o que me vais dizer. É por isso que lhe chamo o exame de triplo filtro.

O primeiro filtro é a verdade. Estás bem seguro de que aquilo que me vais dizer é verdade?

– Não – disse o homem. Realmente só ouvi falar sobre isso e …

– Bem! – disse Sócrates. Então, na realidade, não sabes se é verdadeiro ou falso.

Agora, deixa-me aplicar o segundo filtro, o filtro da bondade. O que me vais dizer sobre o meu amigo, é uma coisa boa?

– Não. Pelo contrário…

– Então, queres dizer-me uma coisa má e que não estás seguro que seja verdadeira. Mas posso ainda ouvir-te, porque falta um filtro, o da utilidade. Vai servir-me para alguma coisa saber aquilo que me vais dizer sobre o meu amigo?

– Não. De verdade, não…

– Bem – concluiu Sócrates. Se o que me queres dizer pode nem sequer ser verdadeiro, nem bom e nem me é útil, para que é que o queria saber?

Usa este triplo filtro cada vez que ouvires comentários sobre algum dos teus amigos, especialmente os mais próximos e mais queridos…

A Bíblia diz: “Com efeito: Não adulterarás: Não matarás: Não furtarás: NÃO DARÁS FALSO TESTEMUNHO: Não cobiçarás: e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Romanos 13:9).

 

Que esta seja uma semana de alegria, leveza, amor e muita paz e que esta mensagem chegue até seus corações!

 

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao

Comentários (3)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021