Blog

A retomada da carreira

Amigos leitores,

Hoje pela manhã tive um bate-papo muito especial com uma super profissional da nossa área, jovem, empreendedora, alegre e inteligente: Bianca Rosário, do blog Manual da Secretária Executiva. Recebi o convite mais que honroso para participar do quadro “conversa paralela” que é transmitido

pelo canal dela no YouTube. Durante a interação, algumas pessoas questionaram sobre a retomada da carreira: como agir?

Retomar a carreira depois de um período fora exige algumas ações prévias antes de tentar se inserir no mercado de trabalho de novo e que podem fazer toda a diferença. Quando uma pessoa passa um tempo fora do “jogo” por quaisquer motivos, ela necessita se ambientar sobre as mudanças que aconteceram, até para que ela entenda a melhor maneira de se preparar para estar pronta novamente.

Portanto, como forma de agregar valor e ajudar ainda mais quem está nesta situação, seguem algumas orientações interessantes para quem deseja se preparar para retomar a carreira nos próximos meses:

Atualização do cenário: pessoal, é de fundamental importância e o primeiro passo que define uma atitude vencedora nessa área é a busca por atualizar o cenário. Ter uma graduação ou título não lhe garante eternamente sua inserção no mercado. Entender como o mundo do trabalho está funcionando, se atualizar sobre a nova legislação trabalhista e identificar que pontos de seu perfil profissional necessitam de lapidação é a chave para recomeçar.

Capacitação: atualmente, todas as carreiras passaram por transformações, portanto é importante que você saiba que tipo de cursos, treinamentos ou capacitações e até aprendizado de novos idiomas são necessários para que você se sinta devidamente preparado para o mercado de trabalho e seguro para retomar sua carreira.

Benchmarking: realizar benchmarking com as pessoas que são da sua área para saber como estão as empresas, a expectativa dos gestores, como o trabalho funciona na prática e as possibilidades de crescimento em sua área. Nada como ouvir quem tem a experiência e o conhecimento tácito no assunto.

Essas são orientações iniciais, mas que juntas podem contribuir para que o profissional que necessita ser reintegrado ao mercado se sinta confiante e satisfeito com a carreira que escolheu seguir e defender. Aos profissionais que este ano estão buscando recolocação, desejo sucesso e muita dedicação para que possam ser reinseridos neste cenário do trabalho, onde tantas realizações são alcançadas!

Uma ótima sexta-feira para todos vocês!!

47/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021