Blog

O passo-a-passo do sucesso

Provavelmente você deve estar pensando: este é um manual para alcançar o sucesso profissional. Certo? Não. Ninguém pode, simplesmente, dizer o melhor caminho para que você atinja resultados positivos em sua carreira. Mas há algo que em todas as profissões dá certo: produzir conteúdo, produzir conhecimento, incutir inovação.

É infalível se você tentar. Seja qual for sua área de atuação, seja qual for seu foco. Se você não produzir, por mais simpático, alegre, dedicado e competente que você seja, a qualquer instante você pode perder espaço para outro profissional. E a substituição possivelmente ocorrerá em virtude da quantidade de realizações que ele já concretizou.

Nada dura para sempre. Eu tive a oportunidade de estudar em uma Instituição de Ensino Superior pública e, coincidentemente, hoje trabalho em uma também Instituição de Ensino Superior. Diferença? A maior e mais crucial é exatamente o número de realizações dos docentes. Se você opta, por exemplo, por seguir carreira no magistério superior, algo fica muito claro: você é o que você produz. Se você não desenvolve pesquisa, não escreve artigo técnico, científico e não participa da produção do conhecimento na universidade, seu prazo de validade está acabando.

Por outro lado, se você atua em uma organização (pública ou privada) e passa a agir como operacionalizador de tarefas, é hora de repensar uma mudança de postura e passar de executor para produtor. Produtor de conhecimento, inovação, ideias e ações efetivas. Ser agente de mudanças no ambiente organizacional é uma atitude proativa, ousada e que traz segurança ao profissional.

Portanto, comece a se questionar se você não foi promovido, se não recebeu novas experiências ou, até, se foi substituído por alguém mais jovem. Se você não der ritmo e direcionamento à sua carreira, alguém que leva o trabalho a sério pode se destacar mais ou ocupar o cargo que, atualmente, você ocupa. O mercado é dinâmico e nem o mundo é estático. Por que você teria que ser? Pense nisso e procure ser mais responsável com seu trabalho. Isso vai fazer diferença na sua vida, contudo o mais fantástico é que isso vai fazer diferença na vida dos que dependem de seu trabalho e na estrutura organizacional.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021