Blog

A dosagem correta no trabalho

Olá, Profissionais!

Como você está se sentindo hoje? Feliz por estar em casa com a família e descansando, ou angustiado porque amanhã é segunda-feira e você tem milhares de problemas para resolver? Se a sua resposta foi a segunda opção, cuidado! Quando o cansaço, o esgotamento mental e físico são maiores do que a sua disposição em aproveitar momentos de lazer com as pessoas de sua família e amigos, o sinal é preocupante.

Eu tive três grandes experiências profissionais na vida: duas em empresas regidas pela CLT e outra em um órgão ligado à adminstração direta do governo federal. Uma das empresas em que trabalhei me ensinou que é importante vestir a camisa da empresa sim, porém com equilíbrio. Você deve fazer o possível (veja, tudo o que for possível, não tente reinventar a roda aos 45′ do 2º tempo) nas suas oito horas de trabalho.

Atualmente, os profissionais enfrentam um grande dilema: na juventude, ao gozar de saúde e quando podem aproveitar mais os momentos de lazer com as pessoas que ama, o dinheiro é curto e o tempo também. Na fase mais madura da carreira, quando podem pagar pagar por esse lazer, a saúde está comprometida e o tempo é sufocante. Exemplo disso é que grande parte dos profissionais que ocupa lugar de liderança nas organizações não consegue gozar integralmente de seus dias de férias.

Isso é vida? É importante repensar valores, hábitos e prioridades na sua vida. Vale mesmo a pena estar bem colocado no mercado, se a cada dia você perde em qualidade de vida? Organização que tira saúde de seus dias não merece suas energias. Repense! Mais crítico é quando você se doa e ao redor a maioria das pessoas não está se doando. Que equipe é esta?

O mais importante é você ter coragem de mudar e, se necessário, mudar de segmento, de empresa, de cidade, tudo vale em busca de um local onde você se adeque, sem que seus dias de saúde e qualidade de vida lhe sejam subtraídos.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021