Blog

Em clima de planejamento

Olá, profissionais!

Todo ano, nesta época, inevitavelmente somos envolvidos em um sentimento de que estamos terminando uma etapa para começar outra. E toda nova etapa exige planejamento. Confesso que nem sempre eu consigo seguir à risca tudo o que planejo, mas posso garantir que as metas mais importantes eu tenho alcançado. Planejar é algo simples, por essência, contudo uma ação difícil de ser cumprida. Mas vamos tentar?

Eu gosto de fazer algo prático e fácil. Antes de terminar o ano (geralmente antes das festas de final de ano) eu faço uma retrospectiva do que eu havia planejado para o ano que está terminando e listo o que consegui fazer. As metas estipuladas e não alcançadas eu repenso e vejo se incluo no planejamento do próximo ano ou não. Concluído este passo, eu inicio o momento que mais me agrada: sonhar. É muito bom poder colocar no papel coisas que de repente você tem vontade de fazer e cha impossível em médio prazo, porém com um bom planejamento poder ser conquistado mais rápido do que se imagina.

Nesta hora entra tudo, desde a aquisição de bens, viagens até o início de um empreendimento. Existe coisa melhor que sonhar? Existe. E ela se chama realização. depois de colocar estes itens no papel, eu monto um calendário e estipulo os prazos para realizar cada coisa. Uma viagem, por exemplo, pode acontecer no mês de suas férias do trabalho. Mas ninguém viaja sem dinheiro, não é? Então, este é o momento de planejar sua área financeira também. Tente iniciar o ano com investimentos que rendam um valor razoável em curto e médio prazos.

Depois de fazer o calendário, trace estratégias objetivas para atingir cada meta colocada no início de seu planejamento. Vamos usar exemplos novamente: se você decide comprar um carro no sexto mês do ano, deve primeiro pensar no modelo, nos acessórios que deseja e o mais importante: forma de pagamento. Se você já possui uma poupança, pode usá-la como entrada e diminuir o número de parcelas no financiamento. Caso ainda comece a poupar, coloque um prazo mínimo de seis meses até conseguir comprá-lo.

No final das contas, o mais difícil acaba sendo resistir às tentações que surgem no meio do caminho para atrapalhar o seu planejamento. Se você deseja viajar para um país estrangeiro, evite gastos desnecessários com viagens em feriados prolongados ou corte as refeições fora de casa. Todo sonho para ser realizado demanda sacrifícios que nem todos estão dispostos a fazer. Eu gosto muito de um provérbio inglês que diz “no pain, no gain“. Em suma, significa que sem sacrifícios, não há ganhos, então… eu passo a bola para você e desejo sucesso no seu planejamento de 2012.

Experimente planejar e seguir seu planejamento e ao final do próximo ano, analise o saldo. Não tenho dúvidas que entre imprevistos e equilíbrios, o saldo sera bastante positivo.

Tenha uma ótima semana!

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021