Blog

Criação da Embrapii

Olá, profissionais!

Tenho uma boa notícia para quem está interessado em atuar na área de inovação industrial nos próximos anos e isso inclui de administradores a engenheiros. Estou falando da criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Sem dúvida um grande acerto do governo federal para o futuro do país e o desenvolvimento de uma área que cresce no país e nos próximos anos demandará bastante investimento.

A Embrapii será vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e durante os próximos 3 anos estará em fase de projeto piloto recebendo o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo; o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Rio de Janeiro; e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), da Bahia.

Segundo o governo, a ideia inicial é criar uma empresa nos moldes da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), cujo resultado atualmente é um sucesso na consolidação da pesquisa e no desenvolvimento voltado à agricultura do país. A Embrapa, atualmente, possui centros de pesquisa no Brasil e no Exterior. Quanto ao objetivo da Embrapii, o governo afirma que é gerar inovação na fase pré-competitiva dos produtos, que nos Estados Unidos, por exemplo, é 100% subsidiada pelo governo.

Além da grande importância que a Embrapii terá para o Brasil, fica um aviso importante para os profissionais que se interessam e estão focados em atuar na área de inovação industrial: preparem-se, pois grandes oportunidades ainda surgirão com a realização de concursos públicos e projetos para dinamizar os primeiros anos da empresa nova.

Viu só como 2012 está cheio de novidades e oportunidades? Não deixe de se preparar, pois quando a oportunidade vier… já sabe, não é? Então, de volta ao trabalho e aos estudos e muito sucesso em seus investimentos!

Tenham um ótimo dia!

Por Marcela Conceição

 

Comentários (9)

  1. Todos que ainda estão desanimado com o ano de 2012 deveriam beber um gole de entusiasmo do texto a busca pelo resultado. Muito bom para todos os infinitos dias!

  2. Gostaria de saber se existe alguma forma de entrarmos em contato com a EMBRAPII, pois trabalho num laboratório de pesquisa na Universidade Federal Fluminense e temos algumas idéias para propor. Obrigado pela atenção.

  3. Muito interessante mas, já estão oferecendo “idéias inovadoras” mesmo antes da criação da empresa? Espero que não seja mais cabide de emprego do PT.

  4. Odair, por enquanto a Embrapii está em fase piloto, mas acredito que você pode entrar em contato com a assessoria do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) do Governo Federal. Abraços!

  5. Jonas, na realidade a empresa é criada oficialmente no governo após muito planejamento e organização, fruto de anos de pesquisa na área fim. O piloto da Embrapii conta com pesquisadores de peso de universidades e os que atuam também na iniciativa privada. E com certeza não será cabide de empregos de partidos e, sim, mais uma possibilidade positiva de atuação para profissionais dedicados brasileiros ingressarem e construir carreira pública pelos meios legais. Abraços!

  6. Marcela obrigado por sua resposta. Caro Jonas, suas aspas foram infelizes, temos projetos de inovação já aprovados pelo CNPq, sem qualquer interferencia política do PT ou do PSBD. Se for de seu interesse convido-o a visitar o laboratório de Comunicações Ópticas da Universidade Federal Fluminense aqui em Niterói na Rua Passo da Pátria 156 bloco E sala 413. Sua observação é importante pois isso mostra o quanto estamos também preocupados com essa nefasta corrupção que atinge nosso país. Obrigado.

  7. Bom dia, leitores Odair e Jonas! Fico feliz em ver o interesse de vocês com o desenvolvimento do país, a despeito da triste realidade de corrupção que ainda mancha nossa democracia. Espero em breve poder visitar o laboratório também, Odair, para ver de perto o fruto da dedicação e do trabalho sério de professores e de pesquisadores das instituições de ensino públicas no Brasil. Parabéns por seu trabalho e ótima contribuição à discussão!

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021