Blog

A sorte dos bem-sucedidos

Caros leitores,

se existe uma coisa que eu não acredito é sorte. Não digo que não acredito em pessoas que ganham na loteria ou são contempladas com um prêmio valioso. Não é bem isso. Refiro-me à sorte relacionada ao sucesso profissional. Essa, para mim, definitivamente é uma ilusão. A sorte dos bem-sucedidos chama-se trabalho e este é bem suado. Alcançar grandes conquistas na carreira, como reconhecimento por projetos criativos ou ideias que foram implementadas para a melhoria das atividades da empresa, não é fácil nem tão rápido de conseguir. Por experiência própria, posso dizer que no setor público ainda se torna mais demorado, além da morosidade dos processos e dos baixos índices de qualidade no clima organizacional.

Quando eu ingressei na faculdade, com 17 anos (na época eu cursava Comunicação Social pela manhã e Secretariado Executivo à noite), eu tinha muito claramente em minha cabeça um objetivo: conquistar um emprego e me organizar para me tornar independente financeiramente. Eu estou na metade do caminho e hoje sei que é totalmente possível buscar realização e independência em pouco tempo e com muito esforço e dedicação.

Quando eu assumi o amor e a afinidade com o Secretariado Executivo, priorizei minha profissão como objetivo de carreira bem-sucedida que eu almejava. Eu tomei a decisão graças às experiências acadêmicas que eu vivi nos quatro anos de faculdade e ao desenvolvimento pelo qual eu passei na Universidade. Uma grande característica minha ainda é a dedicação a um trabalho quando eu realmente acredito que ele pode dar certo. Na faculdade, aprendi a calcular riscos e a pensar com bastante carinho na possibilidade de empreender e no final da graduação eu já me imaginava fazendo carreira em uma empresa por um período, depois montando meu negócio e depois de um pouco mais de maturidade e experiência na carreira, atuando em outro lugar que me fascina profundamente: sala de aula.

Hoje, em meio às greves do governo federal, penso que ter um negócio e trabalhar incansavelmente por ele é uma excelente proposta de futuro. Não acho justo alguém estudar tanto, investir tanto em seu crescimento (e no crescimento do país) e não ter o salário devidamente reajustado. Bom, esse é outro assunto. O fato é que desde que ingressei no meu primeiro emprego (onde entrei por meio de concurso público – o primeiro que fiz) nunca me vi mais de 3 anos no mesmo lugar, na mesma posição… sempre acreditei na mudança e sempre provoquei a mudança. Mudar renova, restaura, amadurece e faz muito bem. É um dos ingredientes do sucesso.

Portanto, sorte de quem continua trabalhando muito, madrugando, fazendo escolhas calculadas, inteligentes e proativas. Sorte minha por ainda estar inquieta e almejar mais mudanças. Espero que você também deseje mudança, pois querer mudar é o fator que mais motiva a seguir adiante.

Ótima terça para todos!

Por Marcela Conceição

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021