Blog

Negócio de sucesso: Passo 1

Caros leitores,

como eu garanti que escreveria sobre planejamento de negócios bem-sucedidos, utilizando como exemplo o planejamento do meu casamento (que, por si só, envolveu etapas completas de um processo complexo de realização de um grande evento), hoje começo com um artigo  sobre a motivação e o que origina o planejamento de um grande negócio. Espero que esta série possa auxiliá-los na elaboração de seus empreendimentos.

O meu casamento começou a ser planejado muito antes do que eu esperava, até mesmo antes de meu marido e eu começarmos a namorar. Meu marido foi meu colega de turma na faculdade e nos tornamos grandes amigos. Ele esperou mais de dois anos (pacientemente) para se declarar e compartilhar comigo o que sentia. Quando ele se aproximou, apesar de temer um não, eu também já estava me apaixonando por ele.

No primeiro mês de namoro, já falávamos sobre o nosso casamento. Nunca houve dúvida acerca de nossas intenções, um com o outro. Antes de sermos namorados, éramos grandes amigos e, depois, nos tornamos ótimos parceiros profissionais. Passar o tempo junto com ele era sempre uma grande oportunidade de dividir e multiplicar saberes. Que mulher não gostaria de ter um marido assim? Pois é, desse princípio de relacionamento, consegui extrair alguns princípios que podem ser usados no planejamento de um negócio ou empreendimento:

1º: Saber em que segmento investir – É necessário que você saiba o tipo de negócio que quer desenvolver. Meu marido soube desde cedo no que queria investir;

2º: Percepção de mercado – Depois de saber qual é o seu segmento, deve-se estar atento às características do mercado específico dessa área. Conhecer o mercado é essencial para construir relações de sucesso futuramente;

3º: Identificar a  oportunidade – Meu marido costuma dizer que ele esperou a minha “disponibilidade” e a minha reação a ele para se aproximar, ou seja, ele identificou a oportunidade de investir em um relacionamento sério comigo. É exatamente assim que devemos fazer nos negócios. Perceber o momento certo de iniciar um projeto;

4º: Estabelecer o negócio – Depois dessa fase de pré-implementação de um plano, é fundamental construir bases fortes onde seu negócio será desenvolvido e isso demanda muito estudo, conhecimento dos detalhes do público-alvo, mercado e dos recursos dos quais dispõe inicialmente. Este momento é comos e fosse o início do namoro;

5º: Iniciar o planejamento estratégico – Essa é a hora de sentar junto e pensar missão, visão, definir valores e princípios que regerão o empreendimento dali por diante. É o momento de fazer planos, pensar no futuro juntos, o que querem ter, quem querem ser e onde querem chegar. É imprescindível ter esse momento, pois é ele que determinará o sucesso ou insucesso de seu negócio.

Essas cinco primeras etapas demonstram prioridade ao tempo de planejar, pensar, discutir e definir o que se quer. Assim no início de namoro, assim no começo de um projeto que é o negócio de sua vida.

Amanhã, teremos o passo 2 e vocês perceberão como um negócio se desenvolve rapidamente, quando metas e planos são cumpridos com comprometimento das partes envolvidas! Espero que gostem e compartilhem suas experiências comigo também.

Até amanhã!

Por Marcela Conceição Brito

 

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021