Blog

Santiago: quarto dia

Caros leitores,

Continuando o relato sobre a viagem ao Chile, hoje vou falar como foi o passeio que fizemos às cidades chilenas de Valparaiso e Viña del Mar (às margens do frio Oceano Pacífico). Esse foi o quarto dia de nossa lua-de-mel.  Contratar esses passeios em Santiago é uma tarefa fácil. Conseguimos o contato por meio de um cartaz fixado no quadro de informativos do hotel. Há outra empresa que faz também, a Turistik, mas essas é mais cara, então chamamos o Señor Carlos Carrasco (que recomendamos pela simpatia, profissionalismo, conhecimento da região e por aceitar o pagamento em pesos chilenos, dólares e, até, reais), e combinamos na noite anterior. Ele nos informou que seriam apenas dois casais e que às 8h ele estaria no hotel para nos apanhar.

Absolutamente pontual, Sr. Carrasco chegou ao hotel e iniciamos, então, o quarto dia de passeio. Conhecemos na van um casal de Osasco-SP, bastante simpáticos e tão encantados com o país quanto nós. Durante o trajeto, percebemos o quanto as estradas são boas. O Sr. Carrasco parou no meio do caminho, para que pudéssemos conhecer uma vinícola de produção orgânica. A área de plantação, muito verde e os amplos campos nos deram uma sensação maravilhosa. Fotografamos as lhamas, mamíferos ruminantes comuns em países da América do Sul e conhecemos o espaço comercial da vinícola, onde são vendidos os vinhos e os azeites orgânicos produzidos lá.

Quando a breve visita terminou, seguimos até Valpo (apelido carinhoso que os chilenos deram a Valparaiso), uma cidade portuária, a muitos metros de altitude e cujas casas (ricas e pobres) ficam no alto de ladeiras. Como a geografia da cidade é bastante acidentada, Carrasco nos disse que ricos e pobres acabaram tendo que conviver no mesmo espaço. Fantástico! O maior atrativo da cidade, que acolhe também a sede do parlamento chileno, é a casa de Pablo Neruda, La Sebastiana*, que hoje é um lindo museu com visita explicativa por cada um dos cinco (isso mesmo, cinco andares da casa!).

Depois, fomos a Viña del Mar, totalmente diferente de Valparaiso. Cores, paisagens e aromas mais agradáveis anunciavam nossa chegada ao famoso e badalado balneário chileno de Viña. Paramos no lindo e colorido Reloj de Flores, onde registramos o cuidado e a conservação da prefeitura com as praças e a apresentação da turística cidade. Depois, seguimos até um restaurante à beira do Pacífico para almoçar. O cardápio era personalizado para brasileiros e trazia a imagem do Cristo Redentor na capa… Nossos amigos paulistas não devem ter gostado muito… brincadeirinha! rs rs

Depois, passeamos pela praia, onde avistamos pela primeira vez leões e lobos marinhos, estirados sobre as pedras, no frio final de inverno. Mais uma vez, ficamos em estado de graça ao contemplar a grandiosidade da natureza. Lindo demais! Depois, passeamos pela cidade, vimos um casino e retornamos para o hotel. O passeio foi inesquecível e cheio de referências que trouxemos para as nossas vidas.

Amanhã, vou contar sobre o quinto dia, quando fomos ao Valle Nevado. Um abraço!

 

*La Sebastiana é uma das três casas que o poeta chileno premiado com o Nobel de Literatura, Pablo Neruda, possuía no Chile. As outras são: La Chascona, no bairro BellaVista em Santiago e Isla Negra, na Iha de Pascua.

Por Marcela Conceição Brito

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021