Blog

Santiago: terceiro dia

Queridos leitores,

Prosseguindo nas dicas da linda viagem que fiz com o Sr. Brito ao Chile, falarei dos passeios que fizemos no terceiro dia de viagem. Com o guia em mãos e mais habituados ao clima e ao desenho da cidade, resolvemos andar, a pé novamente (não era contenção de despesas e, sim, uma forma agradável de fazer passar o frio e estar em contato com os santiaguinos), pela principal avenida da cidade, a Avenida Libertador General Bernardo O’Higgins, mais conhecida como Alameda. Esta avenida corta a cidade de Santiago e, ao longo dela, encontramos importantes centros culturais, como a Biblioteca Nacional do Chile, a Universidade de Chile e a Pontifícia Universidade Católica.

Nesse dia, resolvemos caminhar do hotel até o Cerro Santa Lucía, uma bela colina de onde se tem uma visão privilegiada do centro da cidade e onde há praças com lanchonetes. Ficamos encantadados pela conservação do espaço, até porque a visitação é gratuita. Ficamos um tempo, aproveitamos para inserir uma moeda de 100 pesos no mirador (binóculo), para que pudéssemos observar os detalhes da cidade mais atentamente. Depois, saímos de lá quase pelo horário do almoço e decidimos almoçar próximo da outra colina que queríamos visitar: o Cerro San Cristóbal.

Este é ainda mais interessante, pois compõe um parque metropolitano, que ainda abriga um zoológico municipal, onde vimos de perto animar belíssimos e muito bem tratados (flamingos, pinguins, elefantes, girafas, leões, tigre branco, entre outros. Passeamos muito pelo zoológico e depois subimos de ônibus até o alto do Cerro. O melhor passeio até o alto da colina era de furnicular (uma espécie de teleférico, mas no momento estava em manutenção), portanto, subimos de microônibus. Dentro do veículo, subíamos bem alto ao som de um violonista chileno tocando suas cuecas (ritmo típico do país). Ao longo da subida, víamos muitas pessoas de bicicleta (aliás, foi algo que observamos desde a primeira manhã na capital chilena). Eles, definitivamente, andam de bicicletas, de jovens a pessoas mais velhas, de estudantes a profissionais engravatados. E todos devidamente equipados. Um choque de realidade!

No alto desse Cerro, era possível contemplar nitidamente a beleza da Cordilheira dos Andes, que forma um cordão de proteção em torno de Santiago, além de receber de brinde uma vista panorâmica da cidade. Era um final de tarde, com um frio ventilando em meio ao sol de fim de inverno. Um final de dia perfeito para uma semana muito especial! Ficamos encantados com a estrutura e a vista linda que tivemos de lá de cima. Ah, esse passeio também é gratuito!

Voltamos para o hotel andando, pois o Cerro é muito próximo do hotel onde ficamos hospedados e descansamos um pouco até sairmos. No final deste terceiro dia, decidimos conhecer o famoso e moderno Parque Arauco Mall, o lindo e mais recente shopping dos santiaguinos, que fica na região carinhosamente chamada por eles de Sanhattan, pois a arquitetura de prédios novos, altos e espelhados compõe o cenário de um bairro mais moderno, caro e sofisticado, em comparação com a Ilha de Manhattan, em Nova York.

Adoramos o shopping, com uma grande infinidade de lojas de grifes esportivas como Puma, Adidas e Nike, casas de câmbio, quiosques com muitas ofertas de alfajores chilenos e cafés colombianos da franquia linda e chique Juan Valdez Café. Para as meninas, recomendo uma vsitinha no quiosque da grife de couro peruano de carteiras Renzo Costa. Lindas, com opções despojadas, clássicas, coloridas e altamente sofisticadas, a um preço que no Brasil pagaríamos metade de um salário mínimo… Além disso, recomendo também uma passadinha na loja de departamentos Falabella, uma loja local enorme, que vende de tudo, desde vestuário e perfumaria até eletrodomésticos. A parte de make e perfumaria é de deixar qualquer brasileirinha atiçada a estourar o cartão de crédito, com a variedade de marcas e promoções, que no Brasil também… provavelmente não encontraríamos!

Por fim, terminamos a noite no espaço gourmet do Shopping, pois nos decepcionamos apenas com o horário de fechamento das lojas que, por aqui quase em todos é às 22h e lá, encerra às 21h. O espaço gourmet possui restaurantes para todos os gostos e bolsos, além de ser lindo, agradável e permitir que apreciássemos mais um pouquinho da música local. Comemos mini hamburguesas na franquia Mr. Jack, onde fomos muito bem atendidos e cujo garçom se mostrou super acolhedor e curioso sobre o Brasil. Além disso, eles perguntam antes de pagaremos ou não a propina (gorjeta). Igualzinho por aqui, né?

E, assim, passamos mais um dia maravilhoso na capital chilena! Amanhã, contarei como foi o passeio a Valparaiso e Viña del Mar… Aguardem!

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021