Blog

A importância do networking

Caros leitores,

Existe um tema bastante abordado e do qual eu também adoro falar sob diversos aspectos. Construção de relacionamentos, planejamento de carreira e parcerias de trabalho são possíveis por meio da rede de contatos profissionais que você desenvolve ao longo do tempo. O networking é um processo muito importante para a carreira e para a vida de qualquer pessoa. O ser humano, por natureza, é um ser social e precisa de interação e relacionamento constantemente. Até mesmo as pessoas que se consideram antissociais se relacionam em algum momento.

Não importa quem você seja, de onde você venha, que títulos ou prêmios acumula, pois em algum momento do seu dia você precisará de alguém. Você sai para ir à padaria e precisa falar com o atendente, se vai ao shopping precisa das pessoas que trabalham nas lojas para auxiliarem você na compra. Se você estuda, no mínimo, precisa de colegas para formarem eventuais grupos de trabalho ou estudo. Se você trabalha, precisa estar o dia inteiro em contato com colegas, chefe, clientes ou parceiros.

Alguns ditos populares resumem bem a importância do networking no nosso dia-a-dia. “Quem tem boca vai a Roma” ou do famoso Chacrinha “quem não se comunica, se trumbica”, são frases bem verdadeiras. Em qualquer lugar do mundo, se você decide pedir informações, se conectar às pessoas, conversar com os moradores, o mundo parece se abrir para você e, quase qua automaticamente, as oportunidades chegam a você.

É possível ser seletivo e bem relacionado. Seja agradável e simpático com as pessoas que cruzarem o seu caminho e você acumulará bens preciosos porque nunca se sabe quando você precisará dessas pessoas ou quando elas terão um papel decisivo em algum momento na sua carreira. Da mesma forma, seja uma pessoa influenciadora e se sempre que puder, faça a diferença na vida das pessoas.

O networking serve, sobretudo, para conectar pessoas, promover oportunidades e permitir troca de experiência, informação e crescimento conjunto.

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021