Blog

Por mais desapego

Olá, leitores!

Eu sei que hoje é segunda-feira e uma parcela considerável das pessoas economicamente ativas deste país estão murmurando o mantra da infelicidade. Isso ainda perdura porque as pessoas simplesmente aceitam a condição na qual se encontram, profissionalmente falando.

Ninguém é obrigado a ficar eternamente em uma empresa que não gosta ou fazendo um trabalho que não lhe dá mais satisfação e sentido de vida se não quiser, embora tenha assinado um contrato de trabalho (considerando neste texto pessoas com trabalho formal).

Se as pessoas estão infelizes com suas vidas profissionais, não  há razão para continuarem a viver dessa maneira. Será que o problema está em se desapegar ou elas simplesmente se esqueceram de que desejavam outra coisa da vida? Eu sei que você vai ler e pensar que não é tão simples assim mudar de rumo na carreira e eu sou a pessoa que mais concorda com isso.

Mas enquanto não dá pra mudar radicalmente a direção do barco da sua vida, bem que pelo menos poderia tentar fazer algo que amenizasse essa situação. Eu uso meus textos para expressar minhas emoções, pensamentos e dividir informação e conhecimento. Escrevo menos do que gostaria, mas quando sento para compartilhar o que passa pela minha cabeça me sinto muito mais viva e motivada a planejar o que eu realmente quero fazer da vida daqui para frente.

As empresas estão cheias de pessoas que não compartilham de seus valores, que simplesmente assinam ponto (que para mim é um dos grandes símbolos da idade da pedra), entram e saem sem ter a mínima noção do que estão fazendo, para quem fazem e por que. As pessoas se apegam a tudo, à empresa que não gostam, ao cargo incoerente às suas reais atribuições e a um futuro medíocre que nunca desejaram.

Que tal ser alguém melhor para si mesmo, criando algo de que realmente gosta, sendo feliz, produtivo e promovendo um ambiente profissional igualmente saudável para os que estiverem ao seu redor? Essa é uma reflexão que deve ser diária. Chega de apego ao que não nos faz feliz. Vamos aproveitar o momento de alegria para dar uma sacudida no coração e fazer a mente trabalhar favoravelmente para realizar sonhos ao invés de esquecê-los?

Eu estou tentando. E você?

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

Comentários (1)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021