Blog

O aprendizado contínuo

Queridos leitores,

Esta semana gostaria de dedicar a abordar temas de importância para a carreira e nos últimos dias desta semana vou reservar espaço, tempo e carinho para compartilhar com vocês o trabalho de algumas profissionais (mulheres) lindas, competentes e muito especiais que tive a satisfação de conhecer nos meses de fevereiro e março. Mas hoje vou conversar com vocês sobre a importância de nunca parar de estudar. As pessoas com quem tenho convivido e me relacionado nos últimos anos, desde que entrei na faculdade carregam uma característica comum muito interessante: elas estão sempre estudando. E não me refiro apenas ao conhecimento acadêmico, em nível de pós-graduação. Toda forma de conhecimento atrai mentes curiosas e grandes.

Percebo que sempre que alguém inicia uma atividade percebe a necessidade de aprender algo novo que ainda não sabia e daí por diante. Isso é um fato. Poderíamos ser imortais e, ainda, assim não teríamos condições de aprender tudo o que existe. Isso significa que o tempo que temos é valioso e deve ser investido em conhecimento, novos saberes, desenvolvimento de novas habilidades e competências, caso queiramos alcançar um objetivo profissional bem definido. Observe, provavelmente você conhece alguém que sempre está estudando, fazendo um curso, se aprimorando, ensinando (pois ensinar também é um canal poderoso para aprender o que não se sabe). No momento, estou atuando também como docente no ensino superior e o dia a dia em sala de aula mostra o quanto as experiências individuais contribuem para o crescimento e aprendizado comum.

Aprender é condição básica para crescer na vida e na carreira. E quanto mais dividimos conhecimento, mais ganhamos e somos contemplados com as surpresas maravilhosas da vida. Na época de faculdade e atualmente em minhas atividades profissionais topo com pessoas que seguram informações a sete chaves e não compartilham oportunidades de emprego etc., como se essa atitude fosse prejudicá-lo e fazê-lo perder lugar para outra pessoa. E eu digo que não. Eu adoro compartilhar informações, tudo que sei, oportunidades de emprego e eventos, e o que recebo em troca são pessoas maravilhosas em meu caminho, desde a família a colegas de profissão mais distantes, que também compartilham maravilhas comigo, por meio das quais eu aprendo mais, produzo conteúdo e me disponho a multiplicar este saber.

O processo de aprendizagem nos diferencia das demais espécies animais e nos aproxima do grande Criador. Creio que seja importante em todas as fases da vida dividirmos aquilo que sabemos e aprendemos. Eu valorizo muito isso, tanto que resolvi dar sentido às leituras deste ano postando os comentários e envolvendo os queridos leitores que me seguem. Vamos fazer uma corrente poderosa de mútua aprendizagem e multiplicação dos saberes? Quem topa?

Beijos e uma excelente terça-feira!

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelasconceicao

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021