Blog

Segunda leitura de março [concluída]

Queridos leitores,

Desejo uma semana abençoadíssima para vocês. Por aqui só posso ser grata a Deus pelo feriadão maravilhoso que tive com a família e alguns amigos! Deu para fazer um pouco de tudo: brincar com minha filha, curtir o marido, ler, estudar um pouco, testar sabores diferentes na cozinha, assistir a filmes e matar a saudade de quem amamos e está um pouco longe. E a vantagem desses feriados longos, é o quanto voltamos cheios de energia e com desejo de fazer muito mais!

No meu caso, consegui concluir a segunda leitura programada para o mês de março (Ok, ainda em atraso com minha programação, mas até o fim da semana tudo estará em dia!) e a sexta do ano. O livro reservado para a segunda quinzena de março foi “O que aprendi com meu carteiro sobre o trabalho e a vida”, do conferencista norte-americano Mark Sanborn. O livro me foi emprestado pela amiga Sheylla Viana e foi surpreendente. Em um momento onde meus textos expressam a importância do SER ao invés de TER, este livro só legitimou de maneira clara e objetiva o quanto o mundo está sedento de pessoas fantásticas, daquelas que cumprem um papel moral e humano em suas relações de trabalho e pessoais. No caso deste livro, o personagem que dá vida a essas lições é o carteiro do autor, chamado Fred. Vamos conhecer um pouco do Fred?

No livro, o autor divide suas lições em quatro partes (Estilo Fred, Tornando-se um Fred, Formando outros Freds e Amor em nome de Fred). Na primeira parte o autor descreve sua fonte de inspiração, o carteiro Fred, que atendia seu bairro em Denver, no Colorado. Fred é o estilo de carteiro simpático, interessado em conhecer sua “clientela” e de ajudá-la. Seu papel é facilitar a vida das pessoas e torná-la mais leve, apenas com seu ofício aparentemente simples e rotineiro de entregar correspondências. O que chamou a atenção do autor é a forma como Fred realiza seu trabalho, pensando nos detalhes mais corriqueiros, mas que muitas vezes não passa pela cabeça dos residentes, como o não acúmulo de correspondências a fim de que não se dê brecha para ladrões invadirem as residências. Além disso, o autor descreve os princípios Fred, aqueles que o caracterizam e que podem ser inatos ou desenvolvidos por cada um de nós:

1. Cada um de nós pode fazer a diferença

2. Os relacionamento são a base do sucesso

3. Esteja sempre agregando valor para os outros

4. Reinvente-se continuamente

Na segunda parte do livro, o autor orienta a como se tornar um Fred. Muitas pessoas veem pessoas com habilidades relacionais como seres iluminados ou que já nasceram com esse dom, de lidar com pessoas, o que de fato não é nada fácil. Mas a realidade é que se tornar um Fred, com características de bondade, generosidade, eficiência, excelência no atendimento e amor é muito mais uma decisão pessoal do que um dom. A todo momento somos testados a como reagir diante de situações de estresse e tensão. Decidimos nos desesperar, nos irritar, descontar em colegas que nada tem a ver com a história ou decidimos respirar, sorrir e entender que tudo parte de um bom raciocínio. Tudo tem solução e em algum momento problemas são resolvidos. Infelizmente o saldo de resolver problemas pode ser negativo no quesito relacionamento. Se tornar um Fred é possível quando você resolve doar sem intenção de receber. É difícil no mundo em que vivemos onde tudo gira em torno de recompensas, mas é ainda assim uma decisão pessoal.

Na terceira parte, o autor orienta de que maneira podemos encontrar Freds. Ele diz que isso pode ser feito da maneira mais simples: pela observação. Quantas vezes por dia você observa as pessoas que servem você de alguma forma ou que contribuem para uma etapa do processo de seu trabalho? Existem tantos talentos escondidos, ocultos e, até mesmo, desacreditados que você poderia se assustar se soubesse. Às vezes sonhamos com a equipe dos sonhos no ambiente de trabalho e nem prestamos atenção de que muitas vezes o que falta é sensibilidade de quem gere pessoas de colocar cada um para fazer aquilo que melhor sabe fazer. Você conhece todas as habilidades das pessoas que trabalham com você? Eu sempre gostei de conversar com as pessoas, de ajudá-las em um processo de ambientação e de conhecer mais sobre o que gostam ou o que sonham. Infelizmente o mundo no qual vivemos hoje nos engessa de tal forma que não encontramos mais tempo para nos dedicarmos aos relacionamentos. Esse é  grande segredo. Dedicação com interesse real pelas pessoas e não interesse apenas no que elas podem nos oferecer. Essa é a grande diferença. A partir disso, você pode formar pessoas muito competentes desenvolvendo o melhor dessas pessoas. Já pensou em ser mentor de alguém? Que máximo! Forme pessoas do bem!!! E seja o exemplo para uma geração de jovens que estão sedentos por exemplos dignos!

Na quarta parte do livro, o autor toca no x da questão de qualquer relacionamento: fazer as coisas com amor. O amor, exatamente o que Jesus falava, aquele que é totalmente desinteressado e que deve estar imerso em tudo aquilo que fazemos. Ele clama para que as pessoas realmente tentem fazer o melhor que elas podem em tudo o que fazem, de ações que parecem simples a grandes trabalhos. Todo trabalho tem valor e grandeza, porque se uma pessoa falta vai tudo por água abaixo. Tratar as pessoas com respeito, carinho e lembrá-las o quanto o trabalho delas é importante faz a grande diferença na forma como o resultado surge. Seja uma pessoa que trabalha com amor e faz o melhor para os outros de coração aberto. Não existe recompensa maior do que ter a gratidão e o crescimento de profissionais por meio de palavras de incentivo e reconhecimento. Que tal? Vamos nos juntar numa corrente definitiva do bem?

Inicie uma mudança dessa na sua vida e compartilhe comigo. Se você tem uma boa história sobre essa, envie para meu e-mail contato@marcelabrito.com para que eu compartilhe com todos.

Um grande beijo e excelente segunda-feira!

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao   

 

 

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021