Blog

Criar oportunidades na crise

Amigos leitores,

Todo dia tem alguém falando sobre a crise e seus impactos negativos sobre a economia, várias atividades profissionais e sobre a vida cotidiana de cada um. A crise existe e isto é fato. Mas o estado de crise não é novo, pelo contrário, em cada momento enfrentamos um tipo de problema que afeta a forma como nos relacionamos com o mundo, o mercado e as pessoas.

Uma das primeiras grandes palestras que assisti quando cursava a graduação tinha um slide específico que mencionava que na CRISE = CRIE $. Na realidade tudo é só uma questão de criatividade e mudança de perspectiva. Criar oportunidades em tempos de crise é uma saída de mestre, uma atitude de inteligência sobretudo. E criar oportunidades, ao contrário do que muitos pensam, está bem longe de ser privilégio de empresas e empresários multimilionários.

As oportunidades podem e devem ser geradas por cada um de nós, com sabedoria, bom humor, inteligência, mente e corações abertos. As ferramentas tecnológicas proporcionaram grande avanço em muitas áreas de nossas vidas, contudo por outro lado nos deixaram um pouco burros. Infelizmente diariamente somos bombardeados por informações infundadas ou cujas fontes são duvidosas. Perdemos a capacidade de apurar, investigar e compartilhar algo que realmente é confiável. E se não bastasse perdemos a esperança. As pessoas andam totalmente pessimistas! Falta fé, falta esperança, falta olhar de otimismo, mas não otimismo sem fundamento e, sim, o otimismo das grandes ideias, do conhecimento que gera caminhos para sair da crise e para gerar oportunidades infinitas.

A nossa mídia insiste em nos empurrar um cenário totalmente falido, um sistema corrupto que, infelizmente, existe como a realidade irreversível. Quando olho para o mundo, para a rua, para as pessoas, para as estradas, aeroportos, lojas, eu vejo outra coisa: eu vejo gente correndo atrás do seu, buscando melhorias, inovando, criando. E nossa cultura brasileira nos prova sistematicamente de que nossa criatividade é ativada quando ocorre momentos de tensão, de crise… É ou não é? Eu vejo um panorama que gente mais inteligente que eu também enxerga e ainda justifica.

Alguns dados comprovam que há, sim, motivos para otimismo e olhar para o futuro com olhos de vencedor. Alguns desses dados eu apresentarei em minha palestra, na próxima sexta-feira, na cidade de Resende-RJ. Aguardem e confiram!

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021