Blog

Em tempos de segurança, informação é poder

Amigos leitores,

O mercado é insano, cruel e competitivo e até então não existe novidade. Mas existe algo que, definitivamente, você precisa entender, porque eu sei que no fundo você sabe: não dê informações estratégicas a qualquer pessoa. Eu digo isso por experiência própria. Já quebrei a cara o suficiente (e quando acreditei que ainda não era o bastante, ops, lá fui eu me decepcionar novamente!). Não se passa informações importantes, especialmente aquelas que dizem muito sobre você, seu método de trabalho e sobre suas crenças a qualquer pessoa. É fatal!

Ultimamente eu parto do princípio de que se meu interlocutor não pode patrocinar minha ideia, solucionar meu problema ou se não acrescentará algo realmente relevante, mantenho o bico fechado. Deveria ser sempre assim. Informações são instrumentos bélicos nas mãos de alguém que, até descobrir o poder que possui, pode usá-las contra você a qualquer momento. No mundo de hoje informação é subsídio para tomada de decisão, para realização de negócios e sobretudo, no caso das pessoas, é vantagem competitiva. É necessário ser altamente seletivo em informações que você passa. Infelizmente existem muitas pessoas captando informações que podem ser úteis no futuro.

No ambiente corporativo, quanto mais você guardar e usar informações no momento em que elas são necessárias, mais segurança você garante à sua atividade, aos seus projetos e às suas ideias. Já ouviu aquela frase “Ideia não tem dono”? Pois é, ela é totalmente verdadeira e, infelizmente ideias não registradas infelizmente podem pertencer a qualquer pessoa (considerando que nem todos ao nosso redor são pessoas que agem com ética). Aprender a proteger informações importantes é princípio de sobrevivência no mundo dos negócios e, especialmente, na vida. Ninguém precisa saber sobre as principais informações de sua vida e carreira, portanto, segurança significa sonhar, trabalhar e realizar em silêncio.

Proteja-se de quem não agrega valor! E trabalhe arduamente sem fazer barulho. Os resultados se destacam por si só, sem necessidade de propaganda!

Abraços e excelente quarta-feira!

 

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021