Blog

Release UFPR e Uninter

Amigos leitores,

Os meses de setembro e outubro são meses bastante especiais para mim. Este ano fui presenteada com um período de alegria, novas experiências e muitas celebrações. Este ano, no dia do profissional de Secretariado, foi celebrado também o marco de 30 anos desde a sanção da lei que regulamenta nossa profissão.

No início do mês, tivemos a palestra sobre Coaching Secretarial, oferecida pelo Comitê de Secretariado Executivo do DF e no final do mês tive a grande alegria em proferir palestra em duas instituições renomadas de ensino superior no Paraná. Sem dúvida, foi um mês glorioso! Os convites para as palestras garantiram também ótimos passeios e contatos de valor em Curitiba. Além disso, agora já posso dizer que conheço todas as regiões do Brasil. Para quem desenvolve o tema intercultural, é imprescindível ter conhecimento deste país tão múltiplo que é o Brasil.

A palestra sobre Fundamentos de Coaching na Atuação Secretarial, realizada no dia 11/09/2015, foi proferida pelo Professor Jefferson Sampaio, do Instituto Federal de Brasília, e sem dúvida o sucesso do evento foi garantido pelo volume de inscrições e alto número de participantes no evento, que ficou próximo a 60. Este foi o terceiro encontro do Comitê, que iniciou suas atividades oficialmente em maio deste ano.

Na semana do profissional de Secretariado, Victor e eu partimos para Curitiba, onde aproveitei o compromisso de trabalho para reencontrar uma amiga querida da época da faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará, Rejianne Sausen, que nos recebeu com seu esposo e gentilmente nos proporcionou dias incríveis e passeios inesquecíveis em uma das capitais mais verdes e limpas do país. Aproveitei também para rever a querida prima Raphaela, que é militar da Aeronáutica e mora em Curitiba há quase um ano. Linda cidade!

Chegamos a Curitiba no dia 27/09, mas meus compromissos iniciaram no dia 28/09 com a palestra de abertura da I Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Secretariado da Universidade Federal do Paraná. Recebi o convite muito especial da Profa. Fernanda Landolfi Maia, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Secretariado da UFPR e que, além da formação secretarial também possui formação nas Ciências Sociais, área de estudo base para a interculturalidade. O tema de minha palestra na UFPR foi “O papel do profissional de Secretariado no processo de interculturalidade no mundo globalizado”. Encontro especial, palestra maravilhosa e contatos promissores para parcerias futuras. Aguardem!

No dia seguinte, 29/09/2015, tive dois compromissos de trabalho, só que dessa vez acompanhada pela Profa. Vanderleia Stece, Coordenadora dos Cursos de Secretariado Executivo Presencial e EaD do Centro Universitário Uninter, instituição pela qual eu realizei meu curso de especialização. Nossa primeira agenda do dia foi a gravação do Programa “Tendência e Mercado”, da TV Uninter, no qual fui entrevistada e falei sobre o tema intercultural, minha carreira, inspiração para escrever o livro, experiência como docente e o Comitê de Secretariado Executivo do DF.

Entre a gravação da entrevista e a palestra na Uninter, a Profa. Vanderleia nos levou para conhecer um pouco da gastronomia da cidade no bairro lindíssimo de Santa Felicidade. Recomendo fortemente a quem aprecia um lugar aconchegante, belo e cheio de restaurantes com o melhor da culinária italiana.

À tarde, consegui cumprir outro compromisso desejado há alguns anos, com a querida Elis (Elisângela Martins), diretora da AAZ Offices, escritórios virtuais de Araucária, região metropolitana de Curitiba. Ela organizou um encontro com algumas potências do mercado local num lindo café francês chamado Coeur Douce. Lá, também conheci Melina, coach em liderança e Carol, empresária local e franqueada da Fisk de Araucária e Colombo.

À noite proferi palestra para os estudantes de Secretariado do Campus Garcez – Uninter, no centro de Curitiba e falei sobre a competência intercultural aplicada ao Secretariado Executivo. Mês maravilhoso, muitos contatos realizados e um ano de 2015 que não para de me surpreender e motivar. Mais novidades em breve, meu povo!

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021