Blog

UFPA: trabalho, amor e amizade

Amigos leitores,

Hoje falarei um pouco sobre dois momentos profissionais que tive na Universidade Federal do Pará. Eu saí do Santander em maio de 2010 e, após a experiência enriquecedora que tive, me sentia preparada para realizar todo trabalho voltado à gestão e assessoramento, especialmente na área de eventos. Em junho do mesmo ano, eu iniciava uma experiência na Assessoria de Educação a Distância da UFPA, apoiando as atividades relacionadas aos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Foram seis meses de muito aprendizado, onde pude ajudar a equipe a organizar eventos acadêmicos e onde tive maior contato com profissionais estrangeiros.

Tive o grande apoio e orientação da secretária executiva Ivanete Pampolha, que liderava as ações na Assessoria e conduzia o trabalho de todos. Trabalhei com os queridos João Marcelo, Luma Pontes e Prof. José Miguel Veloso. Uma grande e rica experiência também! Em 2011, então, passei a trabalhar no meu “segundo ponto de desequilíbrio” na carreira: Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará. Não sei se sorte, mas prefiro crer que é bênção, ganhei o outro presente da minha carreira, que foi trabalhar com os engenheiros e arquitetos mais artistas que já conheci na vida. Eu entrei num momento de nova gestão no ITEC/UFPA sob a liderança pioneira de uma mulher. Uma mulher que seria uma verdadeira inspiração para a profissional, mãe, esposa e mulher que sou hoje (claro que ainda preciso de muito para chegar ao nível dela!).

Maria Emília de Lima Tostes é a terceira mentora que passou pela minha vida e que cuidou de mim como mãe e amiga! Foi minha diretora durante oito maravilhoso meses e minha parceira no Coral do ITEC. Foi amiga, defensora, referência e alguém que incansavelmente está com um sorriso no rosto e disposta a qualquer coisa que enalteça a educação e projetos que desenvolvam pessoas. Ao seu lado, tive o prazer de trabalhar com os professores Rosana Soares, Gervásio Cavalcante, Lênio, Thais Sanjad, Marlice, Ivan, Klaudia, Ivan, Paulo, Alcebíades e tantos outros, os queridos colegas Odila, Elisângela, Nazaré, Amélia, Socorro, minha amiga Syglea, e muitos que talvez não mencione aqui e que certamente fizeram a grande diferença no meu desempenho e amadurecimento profissional.

A equipe poderosa do ITEC me conquistou de tal maneira que eu tive a alegria e satisfação de liderar processos importantes, exercitando habilidades como organizar processos, liderar equipes e motivar pessoas (que é sempre o mais gostoso)! Nesse momento, a parceria e amizade dos alunos do ITEC que, mais do que parceiros, se tornaram amigos, foi decisiva. Sou eternamente grata por quem me tornei depois dessa linda experiência e pelos aprendizados que tive ao longo deste período e desta jornada. Emília será sempre aquele tipo de pessoa que nunca enxerguei como chefe e, sim, como parceira e líder. Para sempre!!! Amo vocês!

Essa foi minha experiência no período de 2010/2011 e no ITEC/UFPA aprendi a superar desafios, como atrair o público alvo do instituto para algo no qual eles não viam sentido em participar antes. Eu não sei explicar exatamente como, mas alguma coisa entre o relacionamento entre eles e eu fez com que eles quisessem estar lá, nos eventos, nas reuniões, até mais tarde, na minha sala, conversando comigo, me trazendo carinho e amizade. E eu também não sei o porquê, mas foi exatamente isso que deu certo!

Pessoas… sempre desafiadoras… sempre apaixonantes! Obrigada Emília, amigos e ITEC por serem essa linda memória na minha trajetória de vida e carreira!

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao

Comentários (2)

  1. Estou já há algum tempo sem entrar no meu facebook e quando entro, o que eu encontro… Um verdadeiro presente!!! Marcela, vc é incrível, vc sim foi quem nos cativou e nos fez querer fazer acontecer e tudo junto. Realmente, o seu período no ITEC conosco, foi mágico! Foi demais! Sei que onde vc estiver as ações inovativas irão fluir por sua personalidade e leveza!!! Muito obrigada minha linda! Continue esta pessoa maravilhosa e cativante

  2. Que bom reviver todos esses momentos através da tua lembrança!! Pensar que estamos juntas desde a AEDi e depois no ITEC. Quando aprendizado. Depois de tantos exemplos positivos na minha jornada de estagiária eu busco seguir os passos de vocês hoje como secretária executiva e ser também um exemplo, assim como vocês foram pra mim, pro meu estagiário.

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021