Blog

Amor, disciplina e precisão

Amigos leitores,

Necessariamente nesta ordem estão elementos que, juntos, formam uma boa parte da receita do trabalho bem-sucedido que se espera em qualquer área. Se faltar um desses elementos, o resultado fica comprometido. E nestes tempos de Jogos de Inverno, em PyeongChang, na Coréia do Sul, estou me deleitando com a patinação artística, com os

movimentos, a sutileza, a precisão e o nível de concentração que fazem os atletas atingirem sua alta performance. E aqui gostaria de falar com mais detalhes sobre cada um desses elementos:

Amor: comportamento ou sentimento? Quanto ao tema, diria que os dois. Amor sentimento, que nos impulsiona a lançar mãos dos recursos disponíveis para conquistarmos o que tanto desejamos. Amor comportamento, que nos faz renunciar a prazeres momentâneos, lazer, trivialidades por entendermos que há algo maior que vale a pena, que vale todo e qualquer sacrifício. Todos desejam o resultado de excelência, mas poucos aceitam abrir mão.

Disciplina: a parte dolorosa de se construir um hábito. É a constância, a regularidade, a frequência, a capacidade de se manter na média em ações importantes para que se alcance um objetivo. A disciplina orienta o corpo e a mente a agirem previamente de determinada maneira. A disciplina permite que possa viver integralmente a experiência, com seus bônus e ônus, que é o que nos faz atingir um nível maior de maturidade.

Precisão: ah, consigo dizer que alcancei precisão em um momento muito, muito específico da minha vida e foi algo que fiz sem obrigação, apenas por amor e prática: uma redação que escrevi sobre a mulher para um concurso de uma instituição de ensino superior onde lecionei em 2015. Após escrever a redação, tive certeza do acerto que havia atingido. Eu sabia que minha redação seria premiada. E foi! Precisão é ser pontual, é ser certeiro, é ser tecnicamente perfeito, mas como a perfeição não nos é atribuída enquanto seres humanos, diria que precisão é o ponto alto da excelência.

Esses elementos são fundamentais para que possamos alcançar nossa performance, para que nosso resultado seja o esperado, para que consigamos nos sentir realizados naquilo que buscamos fazer. Não é fácil, muitos desistem no meio do caminho, muitos não conseguem seguir adiante e perdem a vista da subida das difíceis montanhas que precisamos escalar ao longo da vida.

Que tal experimentar colocar em prática esses elementos no seu dia a dia e suportar a dor de romper a barreira do conforto, para chegar ao topo da montanha? E a vista é única, mas embora muitos possam descrevê-la, ninguém a verá como você seria capaz de enxergar, com sua jornada, com sua bagagem, com suas dores e descobertas. Sim, tome coragem, lute esta luta, por você, por sua vida, para sua experiência. Escreva sua própria fórmula!

44/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito

Comentários (1)

  1. Querida Marcela,

    Eu sei exatamente o sentimento desse luta diária! Estou vivendo ela agora! Não é fácil, mas quando cumprimos o que nos mesmos nos propusemos á fazer/realizar e muito gratificante, por menor que seja o desafio!

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021