Blog

Registrar para quê?

Olá, mundo!

Bom, como foi possível verificar até agora, todos os assuntos discutidos estão relacionados à empregabilidade, oportunidades de mercado, dicas de comportamento e algumas mensagens de estímulo à inovação. Isso mostra que bom preparo e desenvolvimento de habilidades técnicas não são as únicas preocupações para um profissional que pretende ingressar no mercado de trabalho.

Um dos requisitos fundamentais para que um profissional possa realmente ser inserido no mercado é o registro profissional. E para quê eu devo me registrar? Para exemplificar eu vou falar do registro profissional de uma profissão que eu conheço muito bem: secretário executivo.

Para que o graduado em Secretariado Executivo (bilíngue ou trilíngue) possa exercer legalmente a profissão, é necessário que ele solicite seu registro de profissão regulamentada junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/MTE de seu respectivo estado. O procedimento dura aproximadamente 40 dias. Abaixo segue a relação de documentos necessários para solicitar o registro:

1. Cópia autenticada do diploma de graduação;
2. Cópia autenticada do RG;
3. Cópia autenticada do CPF;
4. Cópia autenticada do Título de Eleitor;
5. Cópia autenticada da CTPS;
6. Cópia de comprovante de residência.

No caso de outras profissões liberais o registro pode ser efetivado por intermédio do conselho de classe, mas o registro precisa ser feito, pois a lei exige o registro profissional para o exercício da profissão. O registro é o maior respaldo do profissional, pois reprsenta a grande garantia de sua atuação e de seu desenvolvimento ao longo da carreira.

Agora que você leu este artigo não deixe de compartilhar com seus colegas de profissão a importância do registro profissional. Isso faz parte do seu crescimento, do crescimento de toda a classe e gera respeito e valorização da profissão que você escolheu.

Até logo!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021