Blog

Carreira Pública ou Privada?

Olá, mundo!

Aproveitando o feriado de sete de setembro, vou colocar em questão o futuro de sua carreira. Além de diversão e lazer um bom feriadão pode nos trazer tempo para planejar nossa vida e, principalmete, nossa carreira.

O assunto de hoje é a constante dúvida sobre seguir carreira pública ou seguir carreira privada. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, embora a carreira pública, no Brasil, pareça muito mais atraente. Mas vamos pensar em cada uma conforme suas particularidades.

No Brasil ter uma carreira estável, com pouco trabalho e inúmeros benefícios, continua sendo o sonho da maioria dos brasileiros. Isso acontece porque na cabeça das pessoas trabalhar no serviço público é sinônimo de ganhar bem para não fazer nada. E essa, definitivamente, é uma das maiores falácias que existem.

Por outro lado, o setor privado assusta por estar no centro de um mercado econômico em frequente mudança e com ondas de instabilidade. No entanto, existe uma preocupação com a qualificação e desenvolvimento humanos e maior possibilidade de estímulo à carreira que o serviço público, de modo bastante geral, não proporciona.

Decidir que tipo de carreira seguir implica em escolher que tipo de trabalho você, como profissional, quer realizar ao longo de sua vida profissional. Algumas pessoas desde cedo demonstram  flexibilidade, facilidade de adaptação e perfil dinâmico, o que as torna aptas a se realizarem em uma empresa multinacional ou outro tipo de empresa privada. Outros, por sua vez, necessitam de um ambiente mais estável, apresentam habilidades administrativas fortes, possuem senso de organização e preferem as facilidades e os benefícios que a carreira pública pode fornecer.

Portanto, independente de sua escolha, pense primeiro no que fará você se sentir realizado profissionalmente e o que combina mais com a estrutura de vida que você quer construir para si.

Pense bem e aproveite o feriado!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021