Blog

Carreira de diplomata – inscrições abertas

Olá, mundo!

Para os interessados em política internacional e relações internacionais, atenção: as inscrições para uma das provas mais esperadas do ano já começaram. Ontem, 11/11, o Instituto Rio Branco lançou edital para o provimento de cargos à carreira de diplomata.

São 108 vagas, das quais 6 são reservadas a deficientes. As vagas são para o cargo de terceiro secretário, que é a classe inicial da carreira de diplomata e os candidatos devem possuir diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação em qualquer área de nível superior.

As inscrições podem ser realizadas pelo site da UnB/Cespe até as 23h59 do dia 13 de dezembro de 2009. A taxa de inscrição é R$ 120 e os candidatos interessados em pedir isenção de inscrição deverão solicitar por meio do mesmo site.

Para a maioria das pessoas a carreira de diplomata aparenta ser cheia de glamour e badalações, viagens e muitas oportunidades de viajar pelo mundo. Porém, o diplomata é um profissional que carrega consigo uma responsabilidade muito grande: a de representar os interesses de seu país perante outros países do mundo.

O diplomata negocia, representa, comunica e defende os interesses de seu país no cenário internacional. Em determinadas ocasiões pode ser enviado em missão para um país de extrema pobreza, dependendo da demanda de trabalho naquele local.

Observa-se, então, que a carreira de diplomata é uma carreira de muito trabalho e que exige, mais do que conhecimento técnico em política e direito internacional, e habilidades com idiomas, a capacidade de dialogar e se relacionar com outros povos e nações, muitas vezes tão diferentes do nosso.

Por Marcela Conceição


Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021