Blog

O e-mail pode desaparecer?

Olá, mundo!

Hoje o assunto é sobre Tecnologia. Até o surgimento do e-mail as cartas convencionais e as ligações telefônicas eram os principais meios de comunicação entre as pessoas. Quando o correio eletrônico surgiu as comunicações sofreram uma verdadeira revolução e a possibilidade de trocar informações, arquivos e matar a saudade de alguém distante se tornou real.

O correio eletrônico ganhou versões atualizadas e ganhou um plus como agenda, calendário e pastas de arquivos. O provedor Yahoo! criou sua versão beta do correio eletrônico, com a possibilidade de conversar em tempo real com os contatos adicionados no e-mail.

É fato que o correio eletrônico acompanhou a evolução da tecnologia, porém outras ferramentas de comunicação e informação surgiram na internet e que transformaram ainda mais a vida das pessoas. MSN, twitter, blogs e Orkut são exemplos de ferramentas comunicacionais da internet que otimizaram as relações sociais e profissionais.

Atualmente é mais prático enviar um tweet do que enviar um e-mail. O tempo gasto para enviar e anexar um arquivo por e-mail é muito maior do que o tempo gasto em instant messagings ou redes sociais. O Brasil é um país onde as pessoas acessam cada vez mais estas ferramentas e onde a participação é massiva.

A grande dúvida é saber se com tantas melhorias na comunicação virtual o e-mail, em seu modelo tradicional, pode desaparecer. Empresas passaram também a optar por pacotes de escritório com instant messaging, pois a facilidade de tomada de decisões é muito grande.

Pessoas e organizações vivendo a globalização em sua fase mais avançada necessitam otimizar tempo e dinheiro para alcançarem mais objetivos em menos tempo e, para isso, ferramentas tradicionais tendem a perder espaço no mercado.

Por Marcela Conceição


/code>

Comentários (1)

  1. Com certeza os provedores de email terão que continuamente fazer inúmeros ajustes para se adaptarem às novas necessidades dos usuários. Mas na minha opinião, cada forma de comunicação virtual como twitter, instant messengers, orkut, blog etc, têm suas especificidades. Porém, acredito que essas ferramentas de comunicação são complementares e não são auto excludentes. A principal característica dos nossos tempos é justamente essa, a famosa convergência midiática, onde podemos encontrar recursos de rádio, tv, instant messeger e outros em um único aplicativo e onde utilizamos vários deles para cada situação, dependendo da forma como queremos nos comunicar…são os novos tempos…. =)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021