Blog

Você fala, mas é a empresa que aparece

Olá, Profissionais 3.0!

Nunca o poder da verbalização foi tão forte no mercado de trabalho e no mundo dos negócios como atualmente. Se você ainda não aprendeu como fazer isso de forma estratégica, um aviso: não perca mais tempo!

Profissional bem visto pelo mercado, pelas organizações e pelas pessoas é aquele que milita pelos valores de sua empresa, que luta junto com ela para superar metas e cumprir o papel social que ela se propõe. É difícil, mas é necessário perceber que quando você fala, é a sua empresa que aparece e não você, como indivíduo comum.

Quando você ingressa na equipe de uma organização, você passa a ser, ainda que involuntariamente, representante dela. Tudo o que você fizer, falar, ou pensar refletirá imediatamente para as outras pessoas o que sua empresa defende, como ela age e qual o papel dela na sociedade.

Se você utiliza mídias sociais, o cuidado deve ser ainda maior, pois a cada dia mais pessoas, organizações e lideranças corporativas estão inseridas neste importante meio virtual. Opiniões na internet tomam proporções grandes em questão de minutos e uma crítica mal colocada pode prejudicar irreversivelmente sua carreira.

Opiniões acompanhadas de críticas à sua empresa devem ser guardadas a sete chaves por você e devem ser discutidas com as pessoas certas nos momentos mais convenientes. Uma reclamação do funcionamento do Recursos Humanos, por exemplo, deve ser apresentada à pessoa responsável por essa unidade e não comentada em conversas de corredor.

Sobretudo, é importante resguardar a própria imagem. Da mesma forma que você pode tecer comentários infames sobre a empresa (ou até um colega de trabalho) e ter alguém para concordar com você, poderá topar com alguém que respeita e pratica os princípios da ética profissional, transformando você, ao final, em uma pessoa tola, imatura e ignorante.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021