Blog

Multi ou especialista?

Olá, mundo!

Mas, afinal de contas, o que você quer de nós? Um profissional generalista ou especialista? Ó dúvida cruel, eu sei. Essa história de interdisciplinaridade, interculturalidade e outras intersecções acabam nos deixando totalmente perdidos quanto ao perfil mais desejado pelo mercado atualmente. Mas a minha pergunta para você é a seguinte: você gosta de desafios?

Espero, sinceramente, que se não gosta, passe a gostar, pois o mundo quer… exatamente os dois tipos de profissionais em um só. Impossível? No mercado de trabalho da geração Y e da globalização 3.0 não há mais espaço para impossibilidades, meu caro. Se você também não consegue aceitar essa realidade, eu sinto muito.

Superando essa fase de aceitação da realidade mercadológica, passemos para a fase seguinte: como é possível agregar habilidades desses dois perfis de profissionais em um só? Muito simples! A palavra-chave aqui é flexibilidade.

Você terá que usar múltiplas habilidades em determinados momentos e em determinados projetos que teoricamente você acreditava que não precisaria usar. Há pessoas que pensam que por terem muito conhecimento em uma área específica não é necessário aprender um pouco sobre outras áreas ou desenvolver outras habilidades. Engano…

E haverá situações em sua empresa que você precisará ser totalmente especialista, tanto para servir as necessidades da organização e garantir o reconhecimento por sua área de atuação quanto para exercitar e aplicar conhecimentos que você conquistou buscando crescimento com um foco muito bem definido.

Ser multi ou especialista é uma questão de adaptação e flexibilidade. De acordo com a equipe e a situação você aplica o melhor perfil ou… por que não os dois?

Por Marcela Conceição

Comentários (2)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021