Blog

Etiqueta Empresarial

Olá, Profissionais!

Seja em manuais de comportamento empresarial, revistas sobre carreira ou no dia-a-dia do nosso trabalho, ela está lá, sempre presente. E você? Convive bem com a “Sra. Etiqueta Empresarial”? Se ainda não lida bem com ela, vamos tentar entender como ela funciona.

Etiqueta tem o mesmo radical da palavra ética, ou seja, são palavras relacionadas ao mesmo assunto: comportamento. É a forma como você molda seu comportamento de acordo com as situações. Por exemplo, etiqueta é um conjunto de regras que regem o comportamento e o relacionamento entre as pessoas.

Erroneamente, muitas pessoas atribuem etiqueta a uma classe social onde as pessoas possuem maior poder aquisitivo e isso é uma falácia. Na realidade, qualquer pessoa pode aprender etiqueta e no âmbito profissional a etiqueta é uma ferramenta estratégica na busca da realização pessoal e das conquistas no trabalho.

Em meio social, por exemplo, a prioridade de atenção é dada às pessoas mais importante ou com maior cargo. Em meio empresarial, em um evento aberto a clientes, o cliente sempre será a pessoa mais importante, já que é ele o responsável pela movimentação da empresa.

Fique atento a estas regras abaixo apresentadas:

1. No caso dos homens, quando você for apresentado a alguém e estiver sentado, deve se levantar;

2. No caso das mulheres, só deverão levantar se a pessoa apresentada for a anfitriã ou uma pessoa de idade;

3. Quando você apresentar alguém, diga o nome completo dessa pessoa e comartilhe uma informação que introduza um assunto;

4. Evite a expressão “Muito prazer!”, pois presume-se que se você acaba de conhecer alguém não há como garantir que foi realmente prazeroso;

5. Ao apresentar seu cônjuge, o recomendado é dizer “marido” ou “mulher” no lugar de esposo e esposa;

6. Ao apresentar-se alguém evite informar titulações como “doutor” ou “professor”. Com o tempo e em um momento mais oportuno as pessoas saberão quem você é;

7. Evite tecer comentários que podem ser constrangedores, como sugerir a uma mulher que ela está grávida;

8. Quanto ao vestuário masculino, dê preferência aos ternos escuros e gravatas sem detalhes jocosos;

9. Quanto ao vestuário feminino, evite transparências e decotes. Esmaltes devem ser sóbrios e maquiagem opaca durante o dia;

10. E, por fim, nunca chegue cedo demais a uma festa e nunca saia tarde demais dela.

Essas dicas são algumas regras de etiqueta que podem ser aplicadas tanto ao meio social quanto ao meio empresarial. No mundo 3.0 que vivemos hoje os dois estão quase fundidos, ou seja, em meio social você corre sério risco de queimar sua imagem profissional caso exceda os limites de bom comportamento.

Portanto, muita atenção com suas atitudes em público. Elas podem ser seu passaporte para o sucesso ou fracasso na carreira. Depende de você. Depende do seu bom senso.

Por Marcela Conceição

Comentários (1)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021