Blog

A diferença que vem de você

Olá, Profissionais!

Esta semana está começando com a certeza de que o tempo será mais ingrato, em virtude dos feriados seguidos de 21/04, Dia de Tiradentes, e de 22/04, sexta-feira da Paixão. Portanto, o desafio esta semana será fazer três dias valerem por cinco (ou seis, se você trabalha aos sábados).

A grande maioria das pessoas começa sua semana com a “síndrome da segunda-feira” ou, em outras palavras, a indisposição de retomar o trabalho no início da semana. Mas a segunda-feira é um dia como outro e até mais importante. Se você iniciar sua segunda com energia e motivação, na sexta terá alcançado todas as suas metas (pelo menos, é o que se espera de um profissional entusiasta).

A diferença dos profissionais que levam a sério e que gostam de trabalhar desde a segunda-feira, para os outros que já começam com a famosa preguiça, está exatamente no resultado por eles alcançado. O profissional comprometido entende a importância de seu trabalho e a influência na vida de seus colegas e no desempenho institucional final.

Quando você deixa de cumprir prazos, resolver questões importantes e contribuir com idéias e estratégias para sua organização, alguém vai sair prejudicado (além de você mesmo, é claro). E quando as suas falhas passam a impactar negativamente na vida de outros a situação começa a ficar difícil e significa que você tornou-se um problema. Isso pode ocasionar seu desligamento e, além de ficar sem emprego, poderá ter péssimas recomendações no futuro.

Mas de que maneira é possível desenvolver um trabalho sério, comprometido e que apresente resultados satisfatórios? Eu recomendo seguir algumas dicas importantes, mas que fique claro que não há “receita de bolo”. O primordial é começar fazendo aquilo que você mais gosta:

=> Procure atuar em uma área que realiza você profissionalmente. Se você gosta de pessoas, busque trabalhar com equipes e projetos onde sua liderança será destacada e valorizada;

=> Não se espelhe em exemplos negativos. Faça seu trabalho preocupando-se em oferecer resultados positivos à equipe. Isso poderá torná-lo um referencial;

=> Ouça o que os colegas têm a dizer e aproveite as informações para pensar novas formas de fazer o trabalho funcionar. A criatividade é a melhor saída;

=> Tenha sempre um Plano B. Quando algo tiver a possibilidade dar errado, prepare-se emocionalmente e estrategicamente para agir se o imprevisto ocorrer;

=> Envolva-se em atividades lúdicas em seu trabalho como teatro, dança, coral ou outra atividade de interação.

Tentando seguir um pouco essa linha de gestão para disciplinar sua rotina no trabalho, é bem provável que o seu cotidiano fique mais prazeroso.

Aproveite e tenha uma excelente semana!

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021