Blog

A mente do Trabalhador

Olá, Trabalhadores!

Nossa coluna especial de domingo faz justiça aos milhões de trabalhadores deste país. O dia de hoje, comemorado internacionalmente, é uma celebração sobre todas as conquistas que a classe trabalhadora do Brasil e do mundo já alcançou e define metas de novas propostas que visam à melhoria das condições de trabalho, garantindo o bem-estar do trabalhador.

E hoje, será que todas as organizações pensam nas condições de bem-estar ao seu colaborador? E o colaborador, será que é merecedor se deu trabalho e se engaja nas causas da empresa? Nossa maior crise organizacional nos dias de hoje, pelo menos no Brasil, é a visão que muitos (senão, a maioria) profissionais projetam no conceito de trabalho.

No Brasil, ainda é motivo de surpresa e contentamento encontrar profissionais engajados e com sua responsabilidade no trabalho e pela equipe da qual faz parte e, até, lidera. Como todo sistema, se um componente dentro da equipe não está fazendo, no mínimo, o seu papel, o conjunto sofrerá prejuízos que poderão ser irreversíveis. Um projeto bem desenvolvido pode garantir grandes benefícios aos profissionais e um posicionamento de marca de alto nível para a empresa.

Infelizmente, nem sempre é assim que acontece. Ainda é comum ouvirmos nos corredores de empresa pérolas do tipo “Hoje poderia ser sexta-feira”, “Não aguento mais meu chefe” ou, ainda, “Quero mudar de emprego”. E isso acontece porque essas pessoas (não acredito que possam ser chamadas de profissionais) enxergam o trabalho como meio de ganhar dinheiro.

Abaixo, seguem os 5 erros mais comuns gerados pela mentalidade anti-profissional dos trabalhadores na atualidade:

=> Erro nº 1: Dinheiro não deve ser a finalidade de sua dedicação e horas de trabalho. O dinheiro é consequência;

=> Erro nº 2: Aceitar qualquer proposta de emprego, apenas pela necessidade financeira;

=> Erro nº 3: Não faça o que mais gosta e, sim, aqui que melhor sabe fazer, pois isso com certeza o levará a ter mais reconhecimento e espaço no mercado;

=> Erro nº 4: Colocar uma barreira entre você e seu gestor. Seja parceiro de seu líder, não opositor. Ele é a pessoa que conduz a equipe, mas você precisa mostrar o que sabe a ele, para fazer a equipe ter alto desempenho;

=> Erro nº 5: Pocrastinar uma atividade. Se você tem condições de otimizar seu trabalho para terminar uma atividade importante naquele momento, não deixe para o outro dia.

Pensar como um profissional de verdade vai permitir que seu trabalho renda mais e seja mais bem aproveitado por você.

Feliz Dia do Trabalhador!

Por Marcela Conceição

Comentários (1)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021