Blog

Construção da Imagem

Olá, queridos leitores!

Você já se olhou no espelho hoje? Provavelmente, sim, não é? E a imagem que você viu refletida agradou? Se você está em dúvida para responder, alguma coisa não anda bem. Pode ser uma questão de aparência, mas o problema pode ser bem maior do que isso. Estudiosos da área de marketing pessoal e comportamento corporativo afirmam que a imagem profissional de alguém é construída por uma gama de características que, quase sempre, fazem parte da personalidade de cada um, além de outras ações que ajudam a melhorar a imagem que você reflete.

Eu entendo a imagem de alguém como uma combinação muito equilibrada entre a aparência e a essência. Aparência tanto no sentido estético quanto no sentido emocional. A forma como se conduz as emoções em meio social e a maneira de cuidar da beleza e do bem-estar, por exemplo, são demonstrações de atitudes que formam uma boa aparência. Por outro lado, a essência é quem você realmente é, na forma mais natural. Tonalidade de voz, expressão facial, expressão corporal, sinais que você emite e que fazem você “marcar presença” em lugares ou na vida das pessoas compõem, também, a essência.

Difícil dizer qual seria a mais importante, porque somente uma não garante a fixação de uma boa imagem. Se a preocupação reside mais na aparência, você muitas vezes passa a ideia de uma pessoa superficial e sem conteúdo (o que não existe, pois todos nós temos algo a doar de nós mesmos, embora não o façamos muitas vezes). Quando há preocupação somente com a essência, você deixa de se tornar um profissional – e uma pessoa, acima de tudo – atraente aos outros, pois quem é que não se aproxima do que é belo, alegre e bom?

Portanto, pense hoje nas características que as pessoas sempre dizem que são a “sua cara”, cuide bastante de suas qualidades e pense, ainda, nos defeitos que insistem em atrapalhar a forma como você vê o mundo e que influencia, consequentemente, na maneira como os outros também o vêem. É um exercício diário e minucioso, mas o resultado sempre é positivo quando a gente decide fazer o melhor para nós mesmos.

Tenha um excelente dia!

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021