Blog

E depois da reunião?

Caros leitores,

reuniões são momentos importantes de tomada de decisões e discussão sobre metas que visem a melhorias nas organizações. Participar ativamente da reunião, sugerir ideias e, junto com a equipe, chegar a alguma conclusão é o objetivo, especialmente para equipe que sabem utilizar bem o seu tempo. Mas algo muito comum é não compartilhar o que se passou na reunião com as pessoas que trabalham com você. Será que isso ocorre em sua empresa?

Muitos entraves nos processos organziacionais são causados por problemas de comunicação entre o que os gestores informam e o que os gerentes ou supervisores repassam para suas respectivas equipes. Obviamente existem normas e critérios internos que definem o que deve ser repassado, multiplicado e o que não deve, todavia se existem ações importantes a serem tomadas e que são de interesse de toda a empresa, é importante que todos saibam.

Sair de uma reunião com as pessoas da empresa que fazem parte da direção e reunir sua equipe logo depois para repassar as informações mais importantes aumenta a sua credibilidade e melhora o entrosamento entre todos. Demonstra que você se interessa em agir com transparência e prefere dialogar, deixando todos muito à vontade para contribuir. Comprovadamente este tipo de atitude de um gestor apontam um perfil de liderança e confiança no trabalho de todos.

A correria do dia-a-dia pode até atrapalhar, contudo se esforce em preservar esses momentos com todos que dependem de suas orientações e, certamente, uma atitude como essa poderá fazer toda a diferença.

Por Marcela Conceição

Comentários (2)

  1. Marcela,

    É isso aí. Tomara que todas as equipes gestoras entendam e compartilhem dessa importante visão de gerência. O simples ato de providenciar uma reunião para relatar o que aconteceu à equipe subordinada já caracteriza um estilo de liderança. Vamos torcer!

  2. Querida Mírian, esta e outras pequenas atitudes caracterizam o que se chama de gestão participativa. Nosso papel é, de alguma forma, estimular nos gestores esse tipo de comportamento. Obrigada pela contribuição. Beijos!

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021