Blog

A força da resiliência

Caros leitores,

A palavra resiliência tem origem na Física, que está relacionada à propriedade que alguns corpos tem em retornar à sua forma original após serem expostos ao estresse. Recentemente, a Administração e a Psicologia de Recursos Humanos adotaram essa palavrinha para indicarem pessoas com características de suportarem situações de pressão e não desistirem. E, então, você se considera um profissional resiliente? Resiliência está diretamente ligada à perseverança e essa é uma virtude cada vez mais difícil de se encontrar atualmente.

Infelizmente, o mundo tem difundido uma cultura de imediatismo que tem cegado profissional ao redor do mundo e as pessoas estão cada vez menos pacientes. Saber esperar a hora certa de cada coisa acontecer é uma prova de maturidade profissional, porém entender que certas coisas precisam de um tempo maior para darem certo é uma virtude ainda maior, porque demonstra sabedoria da parte de quem sabe esperar. Se uma tarefa não dá certo na primeira, segunda ou décima vez não significa que você deve parar e desistir.

O mundo tem pregado que se você não consegue logo um emprego depois de formado, você é um fracassado. Se você não fala fluentemente um idioma estrangeiro depois de estudar anos em um curso, você é ignorante, se você não consegue obter sucesso nas primeiras ações de um negócio, você é um perdedor… e em tudo o imediatismo tem imperado. Porém, o sucesso de tudo o que fazemos está exatamente na capacidade que se tem de pensar, tentar, calcular riscos e tentar novamente (usando novas metodologias e estratégias), até que se chegue ao resultado desejado.

Se na sociedade que vivemos hoje, você conseguir perseverar em algo que acredite profundamente, ainda que os outros não acreditem, você está na frente de milhares, pois a maioria desiste após as primeiras tentativas e acham que aquilo não é para eles… Falta de autoconfiança e falta de resiliência. Ser forte é ter sabedoria para tentar as mesmas ações de maneiras distintas até que se alcance o objetivo final. Hoje, concluindo a primeira semana útil do primeiro mês do ano de 2013, pense no que você tentou esta semana e que não funcionou. Raciocine e tente mudar de estratégia. E continue tentando. A resiliência é a virtude dos grandes profissionais!

Ótimo final de semana para todos!

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (2)

  1. Dayane,

    É exatamente isso! Não se consegue paciência de qualquer jeito, apenas com exercício e prática. Precisamos entender que tudo ocorre em seu devido tempo. Um abraço, Marcela!

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021