Blog

A prática leva à satisfação

Queridos leitores,

Eu ia colocar o título como “a prática leva à perfeição”, mas por um instante minha mente alarmou o que eu creio e eu creio que a perfeição é virtude exclusiva de Deus. Mas podemos alcançar padrões de grande satisfação para o que julgamos ser o melhor e para o que o público-alvo julgue ser o melhor também. Não há receita quanto ao sucesso, mas há um caminho árduo que provavelmente levará você até lá.

No início da semana assisti a uma entrevista com o ator Daniel Day-Lewis, que protagonizou o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln, no filme homônimo, e percebi o quanto é trabalhoso para um ator, embora com talento nato, conceber um personagem e ser bem avaliado. Muitas vezes olhamos pessoas talentosas e muito inteligentes e pensamos “ah, ele tem sorte!”, ou então, “não é para qualquer um ter o talento que ele tem”.

É sempre mais fácil atribuirmos o sucesso de alguém a um fator externo, a eventos que influenciam indiretamente na atuação de uma pessoa. Sabe por quê? Porque dói na nossa consciência entender que o que vemos é o resultado natural de um trabalho dedicado, esforçado e muito suado. Se uma pessoa aceita que o sucesso é fruto de trabalho, ela transfere imediatamente para si a culpa pelo fato de sua vida não dar certo por causa de sua inércia, falta de dedicação e esforço.

Mas, apesar de ser mais doloroso (e a verdade quase sempre é), quando admitimos que estamos errados ao nos apoiarmos no dom, podemos mudar o quadro. E não há nada como estudo diário e muita prática daquilo em que queremos nos especializar. Ser excelente e satisfazer necessidades exige muita concentração, disciplina, estudo e prática. E nada disso é fácil e muito prazeroso em médio e longo prazo, mas os resultados chegam e sempre valem a pena.

Ótima quinta-feira!

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021