Blog

A importância da colaboração

Queridos leitores,

Profissional bom articula no trabalho e ajuda em casa. Em tempos de maiores despesas com contratação de empregados domésticos, escola das crianças, a palavra de ordem é ser sustentável e economizar. Acredito que mais do que nunca deve haver maior colaboração em casa e no trabalho. Ser alguém disposto a sempre ajudar quando um colega precisa de uma forcinha para concluir um trabalho importante, sem que haja prejuízos à sua própria atividade, permite que você tenha maior contato com outras atividades, aprenda mais sobre elas e se relacione melhor com seus colegas, sempre respeitando os limites de cada um.

Em casa, um dos segredos para manter o casamento harmonioso é dividir as tarefas domésticas. Pequenas desavenças por conta das atividades domésticas causam grandes conflitos e desgastes desnecessários ao longo do tempo. O ideal é sempre decidir juntos o que fica melhor para cada um fazer. Dessa maneira, a casa permanece em ordem, mesmo com a carga de trabalho e ainda sobra um dinheiro no orçamento mensal para o casal cultivar momentos juntos que são fundamentais para a felicidade na união.

O espírito colaborativo está se destacando mais e mais como requisito para contratação de novos profissionais pelo mercado. Isso não é tão bom porque significa que ainda temos um grande número de profissionais individualistas e que se preocupam a maior parte do tempo com seu próprio trabalho. Esse tipo de atitude é uma erva daninha no ambiente de trabalho e um veneno para o clima organziacional. A mudança de atitude ocorre gradativamente, mas quem se esforça para fazer seu trabalho bem e ajudar os colegas demonstra interesse em ser um profissional melhor e um ser mais humano.

Hoje é um bom dia para repensar o que não deu certo durante a semana, quais excessos foram cometidos e em que momento você se omitiu quando poderia ter contribuído para o crescimento do colega de trabalho ou de seu parceiro na vida pessoal. O sucesso, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal, depende do quão engajado você está em se envolver profundamente com o crescimento e o brilho do outro.

Tenham um ótimo fim de semana!

Por Marcela Conceição Brito

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021