Blog

Mulher em ação

Caros leitores,

A semana começa após um domingo de comemoração às mães. Embora eu  não dê muita atenção para o dia ‘comercial’ das mães, como diria o meu cunhado, há alguns pontos dignos de serem celebrados e destacados em uma data como a de ontem. A mulher, sem dúvida, é um símbolo de conquistas, força e determinação. A sociedade ocidental evoluiu quase que simultaneamente à evolução da participação feminina no meio social.

Hoje as mulheres crescem e conquistam espaço com o desafio de formar uma outra pessoa. É preciso encontrar o limite entre o equilíbrio e o calculismo, entre a ternura e o excesso de proteção. Não é fácil ensinar o certo do errado quando muito do que se diz o mundo mostra totalmente da forma inversa. Vivemos a sociedade da mulher em ação. Elas trabalham, administram as atividades da casa, dos filhos, dos maridos e suas próprias facetas como esposas, profissionais, mães, amigas e, simplesmente, como mulher.

É vitoriosa a mulher que consegue fazer tudo isso com amor, calma, alegria e um belo sorriso no rosto. Mas é verdade que nem sempre o sorriso será possível, porque a sensibilidade feminina decide aflorar nos momentos mais tensos e derradeiros. E quando esses momentos chegam, não há nada mais acalentador do que ter para onde voltar e se refugiar. Ser mulher é um presente de Deus, temos tantas qualidades e, sem dúvida, a maior delas é a possibilidade de sermos cuidadas, além do nato papel de cuidar.

A mulher que eu vejo na contemporaneidade é um misto de multifuncionalidade e habilidade para gerenciar pequenos conflitos e atividades domésticas como, provavelmente, as mães da minha geração e das anteriores, além da capacidade de raciocínio rápido, poder de gestão e liderança inspiradora, com a qual encanta e estimula as pessoas ao redor a acreditarem no trabalho que fazem.

As mães que estão se formando nesta geração, e eu me incluo nesta lista, serão um pouco assim: preocupadas com bem-estar, maior qualidade no tempo dedicado à família e totalmente fundamentais como modelos de seres humanos e pessoas que conseguem, com equilíbrio e sabedoria dosar e valorizar o tempo necessário ao trabalho, ao lar, ao lazer e a si mesma. É esse modelo que eu já consigo enxergar e é esse modelo que eu também espero ser para a minha herdeira.

Uma semana maravilhosa para todos!

Por Marcela Conceição Brito

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021