Blog

Experiências de Vida

Queridos leitores,

Não há nada que nos ensine mais do que as experiências que acumulamos ao longo da vida. Todos os encontros, pessoas que conhecemos, parcerias que firmamos e lugares por onde andamos nos agregam alguma emoção, lembrança e ideia para que novos contextos se construam, novas relações se estabeleçam e alguns valores voltem a ser cultivados. O ser humano é como a flor de lótus, que mesmo em meio à escuridão e má aparência do lodo, consegue se destacar e emergir para a superfície. Da mesma forma, o ser humano não precisa ser um produto do meio.

Isso explica porque pessoas de destaque hoje, como a Presidente da Petrobrás, Graça Foster (eleita a 18ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes), é considerada referência em sua área, apesar da origem e da história de vida que teve, nascida no interior de Minas Gerais e criada no Morro do Adeus, Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. Sem dúvida, a vontade que uma pessoa tem de crescer e melhorar deve ser maior do que as dificuldades que ela enfrenta ao longo de sua jornada.

Aqui eu coloco os benefícios que algumas interações nos trazem ao longo da vida e que podem e devem ser totalmente aplicadas à vida profissional:

Viagens – Eu sou suspeita para falar a respeito de viagens. Quando você viaja, você abre uma imensa porta para receber informações e conhecimentos a respeito de um lugar desconhecido, pessoas e estilos de vida distintos e passa a ser mais sensível à realidade alheia. É um rompimento com a rotina e nossas percepções limitadas de mundo. Viajar permite que você veja o mundo ao vivo e a cores ou, nas palavras de um grande amigo do meu pai, “é ir até onde o livro foi escrito”.

Amizades – Eu acredito que as amizades são bases importantes para compor uma vida mais feliz, saudável e interativa. Quem não tem um amigo com quem pode contar, está fadado a viver uma vida mais vazia, sem emoções e sem aprendizados. Os amigos (e aqui falo de pessoas interessadas em ver você bem e que tem algo a oferecer de bom para você) são tesouros que fazem parte da sua história e do seu desenvolvimento.

Parcerias – Tão importante para a vida pessoal como os amigos, são os parceiros profissionais para a carreira. Ter plena certeza de quem está estabelecendo uma parceria com você no trabalho é fundamental para que seus negócios e suas atividades deem certo. Aprenda a identificar parceiros responsáveis, comprometidos e que tenham objetivos em comum aos seus. Você não se arrependerá de ter parceiros nesse nível. Ah, e outra dica: veja possibilidades nas parcerias 3.0 (aquelas feitas de forma virtual). Eu garanto que elas dão certo e são promissoras.

Diálogo – Ontem eu li uma frase que dizia que devemos ter conhecimento teórico e habilidade para aplicarmos a técnica, mas que nos relacionamentos não sejamos nada além de seres humanos. Sinto que o mundo está carente de gente de verdade, que se relaciona apenas pelo interesse de rir junto com você, ouvir seu lamento quando necessário e falar de sonhos, incômodos, tristezas e alegrias. As pessoas andam robóticas e frias, além da dificuldade que temos atualmente de identificar quem está por trás de um personagem e quem está sendo autêntico. Sejamos mais espontâneos, felizes e bem-humorados! Faz bem para nós e para o outro!

E, dessa forma, deixo essas reflexões para você, leitor, desejando um fim de semana de muito descanso, lazer e felicidade! Até semana que vem!

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021