Blog

O crescimento pleno

Olá, leitores!

Dois mil e quinze será um bom ano para quem deseja crescer com plenitude. Há quem aposte que seja praticamente impossível estar bem em todas as áreas da vida. E quem disse que isso precisa ser regra? Eu parto do princípio de que com saúde, fé e boa vontade tudo é possível. E há quem pense que esse meu ponto de vista é otimista demais. A questão é que início de ano é um momento precioso e propício para se pensar em futuro e colocar planos em ação. Com um pouco de boa vontade e um planejamento simples e funcional é possível se preparar para ter um ótimo ano em todas as áreas da vida. Vamos lá!

1. Área espiritual: eu vou começar pelo que considero mais importante, mas cada pessoa tem uma área prioritária em sua vida e é a partir dela que as outras se desenvolvem. Quando falo de espiritualidade, não quero dizer que você precisa necessariamente ter uma religião. Mas é preciso ter fé. Eu creio em Deus e tento viver com base no que Cristo viveu e deixou como legado para a humanidade. Mas todo mundo precisa crer. Se você está espiritualmente bem resolvido, você tem força para seguir adiante com seus sonhos, ajudar quem está mais próximo, além de se tornar uma pessoa melhor e diferente. Todo mundo gosta de ficar perto de quem vive em paz e de quem tem fé.

2. Área financeira: essa é crítica. Eu confesso que não sou muito boa em gerir recursos financeiros e, sabendo disso, aprendi a pedir ajuda a quem sabe. Esse é um importante passo para quem pretende ser mais racional e próspero nessa área. Gosto muito dos livros e dos artigos do Gustavo Cerbasi e, especialmente, porque ele sempre relaciona a gestão racional das finanças à realização de sonhos grandes. Muitas vezes resistimos a abrir mão de certos privilégios e deixamos de fazer aquela viagem inesquecível ou comprar a casa dos sonhos. Este ano, nessa área, eu determinei que quero construir grandes patrimônios, materiais e culturais. Para isso é importante gerir melhor o fruto do abençoado trabalho.

3. Área familiar: essa também é, depois da espiritual, a base de tudo. Primeiro precisamos estar em paz com nós mesmos e, então, poderemos usufruir da convivência com os familiares e os amigos. Dedicar tempo à família (pais, cônjuge/companheiro, filhos) é construir um lar sólido e cheio de felicidade. Famílias que curtem estar juntas e passar tempo reunidas deixam uma geração de pessoas saudáveis e felizes para o mundo. Isso é fantástico. Infelizmente estamos cada vez mais focados em bens materiais, que é o que salta aos olhos a cada passo que se dá na rua, mas o bem maior que se tem não se pode comprar nem negociar. Portanto, neste ano, não compre, venda ou troque sua família. É por causa dela que você existe, mas se você não a tiver mais, você não terá mais nada.

4. Área profissional: o trabalho nos dá condições para honrarmos a família e realizarmos sonhos, mas ele pode ser um dos grandes responsáveis pelo fracasso e pela infelicidade e outras áreas. O segredo é se dedicar de corpo, alma e coração ao que realmente se gosta de fazer. No início do ano passado, eu consegui dar andamento a um sonho de infância e, no fim do ano passado, concluí a edição do meu primeiro livro. As duas coisas que eu mais gosto de fazer são: escrever e compartilhar conhecimento. O meu primeiro livro representa o início de uma nova atuação profissional para mim que eu já estou trabalhando para render frutos e mais frutos neste e nos próximos anos. Não tem preço ver a realização de um trabalho que se faz com o coração. Invista nos seus sonhos e você terá um trabalho que ama sem parecer que é trabalho!

5. Área pessoal: todo mundo precisa de um tempo para si. É fundamental! Quem não gosta de passar tempo consigo mesmo encontra sérios problemas de relacionamento depois, porque quem não suporta ficar consigo não pode conviver bem com mais ninguém. Neste ano invista tempo para fazer aquela aula de surf na praia ao final do expediente ou comece a aula de dança ou, ainda, volte a praticar corrida. Ou, se você não é simpático a nenhuma atividade física, reserve um tempo para sair e ler no parque, na praça, ir pelo menos duas vezes ao mês ao cinema. Não importa o que acontecer, não esqueça da pessoa que merece estar bem e feliz sempre: você!

O crescimento pleno acontece quando você olha para você e enxerga todos os sonhos que estão esperando para serem realizados. Sucesso é estar bem em todas as áreas da vida ou, pelo menos, se dedicar para fazer todas as áreas funcionarem. Não esqueça de nenhuma delas!

 

 

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

Comentários (2)

  1. Gostei dos textos querida,tentarei tornar-me leitora assídua de seu blog.Não tenho habito da leitura derrepente dei o primeiro passo comecei bem. Bom dia. Sucesso

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021