Blog

Aprendizado online

Caros leitores,

Mais do que foi em 2014, este ano será ano de aprender tudo o que for possível, onde for possível e com os recursos possíveis. Resumindo, é ano de aprender conectado, online, na rede. Em meio a tantos conteúdos irrelevantes na internet, ainda há boas opções de páginas e plataformas de ensino onde você pode aproveitar seu 2015 para aprender sobre finanças pessoais, decoração, a chamada culinária gourmet, idiomas e, até, aquela faculdade que você ensaiou começar ano passado e desistiu.

Apesar das controvérsias com relação a cursos a distância, plataformas com ambientes virtuais de aprendizagem e cursos online, há um fato que não há como negar: o mundo de hoje funciona muito mais virtualmente. Conteúdos relevantes também são produzidos e compartilhados por meio da internet. Se você deseja viajar para o exterior, imediatamente encontra em buscadores milhares de opções de blog especializados, de pessoas que viveram a experiência e resolveram dividi-la com quem tiver interesse. O mundo hoje é mais interativo e mais prático. Muitos problemas podem ser evitados em qualquer situação com um pouco de pesquisa e informação.

Aqui deixo algumas dicas de boas páginas de cursos de idiomas gratuitos pela internet, que podem ser uma mão na roda para quem quer ter um ano de desenvolvimento pessoal e profissional e poder praticar logo logo dando umas voltinhas pelo mundo:

1. BBC Languages – Se você já fala inglês e deseja aprender outro idioma, como grego, francês, italiano, mandarim ou alemão o site BBC Language pode te ajudar. Ele oferece jogos, exercícios, vídeos, áudios e outros materiais em um curso de idiomas online gratuito.

2. Espacios publicos – Em um curso introdutório de 20 horas você terá acesso sem custos para aprender os fundamentos do idioma espanhol.

3. Beginners’ Chinese – Esse curso, em inglês, é feito para quem nunca teve contato com o idioma mandarim chinês. Em um total de 6 horas ele apresenta, além do idioma, algumas informações sobre a cultura e sociedade chinesa.

4. French 101 – Um total de 15 aulas introdutórias de francês estão disponíveis online gratuitamente. O conteúdo foi desenvolvido pela Universidade Carnegie Mellon e é necessário falar inglês para completar as lições.

5. Englishtown – Se você não fala inglês, mas deseja aprender, confira os materiais oferecidos pela Englishtown. O site promete que, com cinco minutos de prática por dia, você pode aprender o idioma facilmente.

6. Alemão no Busuu – Crie uma conta grátis no Busuu e aprenda alemão nos cursos com exercícios, conversação, testes e outros materiais. Além do alemão, o site também oferece cursos de inglês, turco, árabe, italiano, japonês, francês, polonês, russo e espanhol.

7. Otaku Project – No Otaku Project você pode aprender a falar japonês online e de graça. Para facilitar a vida dos alunos o site disponibiliza um roteiro de estudos com introduções sobre o idioma, o alfabeto e aspectos da gramática, além de oferecer um espaço para dúvidas, sessão de livros e downloads.

8. Libras básico – Para aprender a linguagem dos sinais da língua brasileira em uma plataforma online e gratuita confira o curso de libras básico da Prime Cursos.

9. Latim – Se você já fala inglês e deseja aprender latim, confira um curso de introdução ao idioma com 10 horas de duração.

10. BabelMundo Espanhol – No site você terá acesso gratuito a exercícios, lições e testes que podem ajudá-lo a aprender espanhol.

11. Russo em Português – O blog Russo em Português procura auxiliar pessoas que querem aprender russo e oferece diversos recursos online como guia para autodidatas, notícias sobre a Rússia, dicionários e mais.

12. Persa básico – Se você pensa que a língua persa é coisa do passado, está muito enganado. Atualmente ela é falada no Irã, no Afeganistão, Tajiquistão, Paquistão, Uzbequistão e, em menor escala, na Armênia, Turcomenistão, Azerbaijão e no Barein. Se você deseja saber o básico do idioma, como, por exemplo, algumas expressões do cotidiano, confira o dicionário de viagem grátis no site Aprender Línguas.

13. Aprenda inglês online – No site Learn English Online você pode conferir de graça mais de 56 lições do nível iniciante ao intermediário e dicas de pronúncia. Além disso, é possível conversar com outras pessoas que fazem o curso no fórum oferecido pelo site.

14. Italiano na web – No site você tem acesso sem custos a lições de gramática, verbos, falsos cognatos, expressões idiomáticas e provérbios em italiano.

15. Hebraico – O idioma hebraico é falado por mais de 8 milhões de pessoas ao redor do mundo e é uma das línguas mais antigas do mundo. Confira o curso online gratuito oferecido pela Livemocha, faça seu cadastro e comece a aprender.

16. Libras em inglês – Se você já é fluente em inglês e deseja aprender a linguagem dos sinais no idioma, confira o curso gratuito no site Lifeprint.com.

17. Chinês pelo MIT – O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) oferece um curso de chinês básico, em inglês, por meio de seu site OpenCourseWare.

18. Esperanto, a língua universal – Criado no fim da década de 1970 por Ludwig Lazarus Zamenhof, o Esperanto foi feito com o objetivo ser um idioma fácil de aprender, politicamente neutro, que pudesse transcender as divisões nacionais e promover a paz e a compreensão entre as pessoas com diferentes línguas regionais e/ou nacionais. Junte-se ao grupo de 2 milhões de pessoas que falam o idioma e aprenda o Esperanto de graça no site Livemocha.

19. Holandês – O blog Brasileiros na Holanda oferece aulas, lições, dicas, exercícios e outros materiais online completamente gratuitos.

20. Híndi – O híndi é um dos idiomas mais falados em todo mundo. Aprenda o idioma online e de graça no Livemocha.

Fonte: Catraca Livre (https://catracalivre.com.br/geral/dica-digital/indicacao/20-sites-para-aprender-idiomas-de-graca/)

 

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

Comentários (1)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021