Blog

Brasília – 55 anos

Queridos leitores,

Ontem a capital federal completou 55 anos de vida! Um bebê praticamente, mas que já nasceu moderna, global e totalmente multicultural. Em Brasília encontramos um pouco de cada canto deste nosso Brasil e eu acho que é por isso que amo tanto morar aqui. Eu nunca fui uma pessoa bairrista e nunca me tive uma identidade muito arraigada ao meu estado natal. E isso se justifica pelo fato de que desde muito criancinha eu sempre tive contato com o lado paraense da minha família, embora toda a minha primeira formação tenha sido no Sudeste. Brasília tem sotaque misturado (eu costumo dizer que parece um “nordestino caipira”), pois é tanta influência que não dá para definir exatamente. E é isso mesmo. De todos os lugares que eu vivi nenhum parece tanto comigo quanto a cidade símbolo do Cerrado brasileiro.

Meu flerte com Brasília começou em 2008, quando vim participar do XVI Congresso Nacional de Secretariado. Naquele momento eu vi em Brasília o solo ideal para crescimento profissional, desenvolvimento de ideias e planejamento de novos negócios. O solo perfeito. Capital com um pouco de tudo, mas com segurança e tranquilidade de uma cidade média de interior. Assim é Brasília. Lembro que quando cheguei aqui naquele ano disse que este era o lugar que eu gostaria de morar e trabalhar. E as palavras ditas com fé tem muita força. Cá estou, quase completando dois anos de candanguice, muito bem aproveitados.

Ontem, feriado, esta cidade que posso chamar de minha completou mais um ano, mais um ciclo, com desafios, dificuldades e sem dúvida com muita arte, cultura, oportunidades, lazer, beleza e o céu mais lindo que eu já vi. Aqui tenho cultivado meus maiores sonhos, tenho vivido feliz com minha família, estou satisfeita com o lugar eleito para educar minha filha e ainda mais feliz por poder sair às ruas sem sobressaltos, medos do pior, embora em nenhum lugar estejamos 100% seguros. Eu desejo para Brasília mais 55X1000 anos de muito desenvolvimento, muito acolhimento aos futuros candangos e que continue com essa identidade múltipla, sem marca registrada, e que por ser plural se torna única no Brasil. Definitivamente, não existe lugar mais apropriado para estudar interculturalidade do que Brasília.

No próximo mês inicio aqui, nesta terra para onde Deus me trouxe, algumas atividades importantes para o reconhecimento e valorização da minha profissão e para a realização de novos empreendimentos pelos quais Brasília anseia. Aguardem! A partir da semana que vem, trarei algumas novidades que movimentarão o DF, os cantos do Brasil por onde passei e os outros cantos que se interessarem por essas novas propostas.

Um beijo e uma quarta-feira excelente!

Programação dos 55 anos de Brasília: http://www.df.gov.br/noticias/item/19022-programa%C3%A7%C3%A3o-extensa-para-celebrar-os-55-anos-de-bras%C3%ADlia.html

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao   

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021