Blog

Presente de natal antecipado: “Secretariado em pauta”

Amigos leitores,

No início de dezembro eu recebi vários presentes de pessoas queridas: amigos, parceiros profissionais, leitores… Mas há um presentinho que foi muito, mas muito significativo. Primeiro porque é um verdadeiro divisor de águas na área secretarial, especialmente quando lecionamos e sentimos falta de bibliografia de alto nível em nossa área quando tratamos de técnicas secretariais e assessoria executiva. Segundo porque me senti muito grata pelo carinho de ter recebido o meu exemplar especialmente dedicado pelas competentes autoras. Eu estou falando do lançamento do livro “Secretariado em pauta: técnicas de assessoria e métodos de organização”, das professoras e secretárias executivas Fernanda Landolfi Maia e Vanderleia Stece de Oliveira.

Em um formato extremamente didático e de linguagem acessível, atrativa e carregada de informações atualizadas e contemporâneas relacionadas à profissão, a publicação é um renovo para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área. A publicação foi lançada em novembro e já é uma forte referência para quem trabalha na formação de novos profissionais de Secretariado Executivo. O livro tem prefácio da Presidente do Sindicato dos Secretários do Estado de São Paulo, Isabel Baptista, e está organizado em seis capítulos. Além disso, a obra traz alguns recursos que facilitam sua leitura, o estudo dirigido e a sequência dos temas. No início de cada capítulo o leitor já conhece os conteúdos que serão abordados e uma observação dos objetivos alcançados após a leitura do capítulo. Já no fim dos capítulos, o leitor terá a síntese, que resume os principais conceitos tratados, questões para revisão, a coluna “Para saber mais”, onde você pode buscar outras referências como filmes, artigos e livros para aprofundar seu conhecimento e a seção “estudo de caso”, que traz situações que aproximam o conteúdo da prática profissional.

O primeiro capítulo traz informações sobre o histórico da profissão, a nossa legislação e o perfil profissional. Nesse capítulo o que eu mais gostei e que me deixou extremamente satisfeita foi a forma como as autoras conduziram a presença masculina na carreira, o momento em que passaram a se interessar novamente pela profissão e o momento em que deixamos de usar a denominação “secretária”. Eu defendo muito essa questão do gênero e o livro inteiro trata secretário ou profissional de secretariado executivo. Parabéns, meninas, vocês estão na vanguarda da nossa profissão!

O segundo capítulo traz o ambiente organizacional, apresenta a estrutura das empresas, a posição desse profissional no espaço corporativo e a evolução do profissional nas organizações. O destaque neste capítulo vai para a forma como as autoras trataram de polêmicas recentes quanto à extinção da profissão após o advento da tecnologia da informação e seu uso por executivos e empresas. Elas explicaram que essa mudança acabou sendo, inclusive positiva, pois permitiu ao profissional de secretariado executivo aprender e dominar as novas tecnologias e passar a atuar mais nos níveis tático e estratégico das organizações.

No terceiro capítulo, as autoras traçam o perfil das chefias e hierarquias dentro das diversas organizações, além de descreverem sobre a importância da liderança, tanto da liderança e suas influências sobre a vida do secretário quanto do desenvolvimento do perfil de liderança pelo secretário. Além disso, nesse capítulo você aprende mais sobre os norteadores e a teoria normativa moral de nossa profissão, o que pauta o certo e o errado e como devemos atuar para não ultrapassarmos essa importante barreira.

No quarto capítulo você aprende sobre atendimento ao cliente. As autoras fazem uma relação com os conceitos de marketing e destacam o fato de que os profissionais de secretariado executivo se relacionam em via de mão dupla, sendo ora clientes, ora fornecedores, tanto de recursos quanto de informações. Além disso, nesse capítulo você aprende sobre os processos de comunicação, técnicas de atendimento e tipos de clientes.

Já no quinto capítulo, o leitor terá acesso a informações que são a base da atuação secretarial desde que ela existe: técnicas de agendamento e organização de reuniões. Nesse capítulo, você entenderá de que maneira poderá aproveitar melhor o seu trabalho para otimizar o tempo, evitar o retrabalho e melhorar sua eficiência. Gestão do tempo, agenda, reuniões, almoços e jantares de negócios são assuntos que compõem este capítulo e com o qual você se identificará certamente, caso já atue na área.

Enfim, o sexto capítulo traz conhecimentos  e técnicas para organização de viagens nacionais e internacionais. As autoras trazem tópicos sobre tipos de viagens, organização de viagens, transportes, hospedagem, aspectos de interculturalidade e o processo pós-viagens. Nesse capítulo eu, particularmente, fiquei muito feliz em ver o olhar atencioso à interculturalidade, que é um tema que eu estudo e que eu entendo como fundamental para os profissionais da área que desenvolvem regularmente essa atividade, assessorando gestores em viagens dentro e fora do país.

Este foi um dos presentes de natal antecipados deste ano e, sem dúvida, é um presente maravilhoso para toda nossa classe. Para os interessados, podem buscar maiores informações sobre o livro e como adquiri-lo pelos contatos da Editora Intersaberes:

Contato: (41) 2103-7306 / e-mail: atendimento@livrariaintersaberes.com.br /Website: https://www.livrariaintersaberes.com.br/

Abraços e ótima terça-feira!

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao 

 

 

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021