Blog

O poder da reciprocidade

Amigos leitores,

Como é gostoso fazer o que a gente curte e, melhor ainda, como é bom receber amor e carinho em troca. Não há melhor remuneração. Cá estou, no meu 22º texto do ano (gente, nem estou acreditando que é possível escrever todos os dias) e quero muito falar sobre a experiência especial do dia de hoje. A segunda começou bem intensa e, sem dúvida, troux e a certeza de que não é fácil empreender.

Como vocês sabem, estou construindo pontes para um futuro que me leve a usufruir do bônus e do ônus de se arriscar a fazer aquilo que se ama, mas que exige também muita dedicação, esforço, determinação, disciplina e responsabilidade. São muitas demandas surgindo neste lindo e ensolarado janeiro e a expectativa de um ano de 2018 de muito trabalho (Amém!).

Sem dúvida, uma das melhores respostas que podemos receber por tudo o que fazemos é a reciprocidade. Eu entendo como uma grande demonstração de que estou fazendo a coisa certa. Receber mensagens, inclusive comentários críticos construtivos que apresentem outra perspectiva daquilo que apresentei. O importante é receber retorno do que se produz.

Por outro lado, a indiferença se mostra como um sentimento adverso à reciprocidade. Uma pessoa que não gosta e manifesta de forma negativa uma reação sobre o que você produz, sem dúvida, apresenta interesse pelo que você fez. Mas não receber nenhuma reação é algo pesado e que faz recair sobre nós uma responsabilidade e um sentimento de pesar muito intenso.

Oferecer o que mais gostamos às outras pessoas, de forma desinteressada, desapegada e com entrega real, aquele desejo do fundo do coração de fazer algo a mais pelas pessoas, é sem dúvida uma das maneiras mais lindas que temos de nos relacionarmos de maneira profunda e de emanar amor e energia boa para a vida das outras pessoas.

Aquilo que prezamos fazer, que gostamos de praticar, que é muito nosso, que faz parte da nossa essência, é tão precioso, tão valioso, que só o fato de entregarmos às pessoas demonstra o quanto desejamos deixar com o outro um pedacinho da gente. Comigo funciona bem assim, escrever me aproxima das pessoas, refletir me aproxima das pessoas e sempre que entrego algo meu por meio das palavras, por meio dos trabalhos que faço, de alguma maneira sinto que as coisas boas que acontecem na minha vida tem também parte e um pedaço daqueles que se sentem tocados por mim.

É a pura lei do universo. É o poder da reciprocidade. Recebemos tudo o que emanamos. O que você tem entregado? Eu escolhi oferecer amor, paixão, bom humor, solidariedade e paz. Posso não receber imediatamente tudo isso, mas receberei definitivamente.

Um grande beijo!

22/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021