Blog

Capacidade de aprender coisas novas

Amigos leitores,

No texto de hoje quero muito falar sobre o impulso que nunca devemos perder de querer desbravar o novo, de aprender aquilo que ainda não sabemos. Aprender coisas novas exercita a elasticidade de nosso cérebro, aumenta nossa longevidade, faz bem para a alma, amplia nosso repertório e melhora nossa capacidade de argumentação.

Todos os dias somos desafiados a realizarmos tarefas que não dominamos e em reuniões, somos bombardeados de informações sobre teorias, ferramentas e aplicativos novos que podem facilitar nossa vida de maneira inigualável. Nas mentorias que desenvolvo com jovens profissionais que almejam ingressar ou melhorarem de posição e recolocação no mercado, vejo grande necessidade de aprendizado de aplicativos simples, porém muit úteis que podem fazer total diferença na maneira de apresentar o próprio trabalho.

Quando você aprende algo novo, imediatamente você passa a entender onde poderá aplicar aquele conhecimento e, dessa forma, refina toda a apresentação do que você faz. As pessoas que estão ao seu redor percebem, equipe e gestores se sentem contemplados e certamente sua visibilidade aumenta. Todos nós queremos estar perto de quem aprende algo novo e sempre tem uma dica para nos passar.

Quando levamos adiante essa vontade de aprender, naturalmente também amadurecemos o gosto por ensinar, ou seja, trocar experiências e informações com outras pessoas. Sem dúvida, esse é um dos primeiros e mais fundamentais atributos para a construção de uma rede de relacionamentos forte, consistente e duradoura.

Especialmente nos dias de hoje temos muitas possibilidades e meios para aprendermos, seja por meio de livros, blogs especializados de profissionais experts em suas áreas de atuação ou, ainda, por crusos online gratuitos, amplamente difundidos por várias instituições de ensino, inclusive algumas renomadas.

Uma poderosa dica para você sempre se manter atualizado é buscar grupos de profissionais de outras áreas ou áreas correlatas à sua para dividir anseios, dúvidas e questionamentos sobre teorias, ferramentas e aplicativos. Outra dica legal é trocar livros com amigos (amigos, aqueles nos quais você pode confiar que não desviarão seus livros), a fim de que possa, sem investir muita grana, descobrir novos mundos. Que tal?

Ótimo dia!

99/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito

Comentários (1)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021