Blog

Cem dias por você

Amigos leitores,

Estamos em festa!! Celebramos hoje, dez de abril de dois mil e dezoito, o centésimo texto do blog. Que alegria, minha gente!! E para celebrar, gostaria de desenvolver este texto sobre uma questão básica e muito simples: nesses últimos cem dias que se passaram, o que você conseguiu fazer por você? Eu sei, eu sei, você vai me dizer que o ano está “voando” e que você está sem tempo, só anda cansado e não sabe onde foi parar aquele planejamento todo lindo feito no fim do ano passado para 2018, não é? Ok, talvez sim, talvez não.

Aqui não está tão diferente, a vida anda acelerada, muitas coisas, pouco tempo, mas desta vez estou registrando tudo. Lembram daquelas dicas nos primeiros dias do ano, sobre escrever, exercitar a memória e registrar o que se faz? Pois é, pelo menos isso estou conseguindo cumprir. E para aliviar a dor de achar que nunca fizemos nada, sempre passo na minha agenda para dar aquela conferida nos compromissos, inclusive os passados, e ver quantos cafés, quantos contatos, quantas reuniões, quantas celebrações, quantos dias na presença de gente amada, quantas participações em pequenos eventos etc. Mas o mais bacana é poder escrever o centésimo texto e dizer: é possível!

Mas só foi possível chegar no centésimo texto porque no dia primeiro de janeiro teve o primeiro. Só conseguimos correr 5 quilômetros quando começamos a correr 500 metros. E é sobre constância e regularidade que eu quero falar para vocês e dividir algumas atitudes que me ajudaram a conseguir cumprir um propósito comigo mesma nesses últimos primeiros dias do ano. Quando a gente faz algo e entende o porquê, a jornada fica mais significativa e o fardo, mais leve. Os cem primeiros textos me trouxeram pessoas que eu ainda não conhecia, me trouxeram convites, oportunidades, reflexões, amadurecimento, disciplina, força e muito estímulo para seguir adiante.

Então, abro o coração e a minha estrada com vocês e, quem sabe, daqui não surge alguma inspiração para você seguir nos próximos dois terços que ainda faltam para o ano terminar?

1. Disciplina: eu sempre menciono este atributo e cheguei à conclusão que não existe outro fator mais importante que esse. Se você não torna a rotina necessária para seu dia funcionar um hábito, no outro dia vai ser diferente e você vai se sentir mal, na segunda semana vai estar tudo virado do lado avesso, até que tudo o que você desejou se perde em meio ao caos que nós mesmos permitimos que nossa vida se torne, em muitos momentos.

2. Regularidade ou constância: você pode começar algo novo e isso faz bem para sua mente, sua vida, ajuda a atrair olhares e interesse de outros profissionais e pessoas, porém se você não tiver uma regularidade nessas atividades, ela também vai perder sentido e você pode se sentir péssimo. Tudo o que você fizer precisa de constância, caso contrário seu trabalho cai no descrédito, perde credibilidade e visibilidade.

3. Autenticidade: hoje, ao conversar com uma amiga muito querida e especial, que é professora, comentei de algo que eu poderia fazer para ela e por razões fortes não fiz, e ela me disse: “agradeço sempre por ser você mesma!”. E que bom é a gente ter a paz de que, apesar agirmos segundo nossos valores e princípios, mesmo sabendo que não vamos agradar a todos, estarmos afirmando nossa real identidade. Certamente teremos muito êxito sempre em preservarmos nosso DNA.

4. Propósito: por fim, sempre ele: o propósito, a razão maior que nos impele a fazer o que fazemos. Sem ele, fica difícil entender porque resolvemos levantar às 5h da manhã ou porque resolvemos correr em um dia chuvoso ou frio. Sem ele, não sabemos nem o que estamos fazendo neste mundo e, com ele, certamente embora haja dificuldades, sempre pensaremos novas formas de superarmos nossas próprias limitações.

Os cem primeiros dias do ano chegaram com uma mensagem muito clara e, como diria o poetinha Cazuza, o tempo não para! Mas se ele vai passar de qualquer jeito, que possamos deixar nossa marca nele, para que nosso nome, nosso sorriso, nossas ações e nossa alma fiquem para sempre impressos na história do mundo e das pessoas.

Feliz cem primeiros dias de 2018!

100/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito

Comentários (1)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021