Blog

Livro #4: Ted Talks – Guia oficial do TED para falar em público

Amig@ leitor(a),

Março começou e trago até vocês o quarto livro de 2019: Ted Talks – o guia oficial do TED para falar em público. Comecei a ler este livro em 2018, mas não concluí e como minha meta é primeiro finalizar as leituras inacabadas, segue a primeira delas.

O livro é fabuloso e um verdadeiro presente, não somente a profissionais que precisam falar em público, que lecionam ou apresentam projetos em suas empresas e, sim, para todos aqueles que precisam desenvolver a habilidade de confiar mais em si mesmo e crer em seu próprio trabalho.

O livro é de autoria de Chris Anderson, curado e Presidente do TED (Technology, Entertainment, Design) e é dividido em cinco partes. A primeira parte do livro refere-se aos fundamentos relacionados à habilidade de comunicação, como algo que definitivamente pode ser desenvolvido e construído à base de disciplina, estudo e dedicação (inclusive a receita de sucesso para tudo na vida, friso meu).

Nesta primeira parte, Chris aborda desde a concepção de palestras curtas de 15 minutos, como forma de criar laços com a audiência sem distrai-los e como exercício de dizer o essencial em um tempo aceitável pela maioria das pessoas. Além disso, traz vários exemplos de notáveis profissionais de todas as áreas que precisaram de muito treino e foco para terem um desempenho razoavelmente bom no palco do TED, desmistificando a ideia de que pessoas de sucesso em suas áreas nascem prontas para falar com qualquer público.

A segunda parte, ferramentas, aborda o passo-a-passo para que uma palestra alcance sua funcionalidade, que deve ser provocar sua audiência a partir da empatia com o público e por meio de informações relevantes apresentadas de maneira atrativa. Aqui ele menciona, desde sintonia (fator totalmente humano) até aspectos mais técnicos como a narração.

A terceira parte, processo de preparação, Chris revela ao leitor atento a preciosidade da obra: todos os elementos necessários à preparação de uma palestra de efeito, desde os recursos visuais necessários até aos treinos constantes e que fazem a diferença na forma como impactam as pessoas. Nesta parte ele chama a atenção para o treino prévio, de forma a dominar o conteúdo a ser apresentado sem ficar refém de slides e roteiros.

No Palco é a quarta parte do guia, na qual fala sobre a conduta do palestrante no palco e como a capacidade de cativar a audiência tornará fluida a palestra e o desempenho do trabalho. Ele apresenta diversos exemplos de palestrantes que apresentariam temas delicados e sensíveis, porém que com inteligência e o uso correto de algumas técnicas conquistaram a simpatia e o interesse de sua audiência.

E finalizando com uma reflexão, o curador do TED fala sobre como a habilidade de falar às pessoas e compartilhar boas ideias pode mudar a forma como as pessoas se relacionarão no mundo a partir de então. Ele fala o quanto a capacidade de se comunicar pode ser ensinada às crianças como forma de valorizar este recurso tão humano e que com o avanço das tecnologias da comunicação temos perdido.

Por fim, é incrível que tenhamos ao alcance das mãos esta poderosa ferramenta, que é o guia do TED. Acima de tudo, de recursos e instrumentos, Chris deixa claro que o que ainda vai definir o sucesso de uma fala pública é a habilidade que uma pessoa tem de ser humano e ver sua audiência igualmente humana.

Recomendo a leitura!

063/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria

Em 2019 celebramos 10 anos de blog!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021