Blog

A incrível verdade que nunca te contaram sobre o que postar no LinkedIn

Amig@ leitor(a),

Se você não tem uma conta no LinkedIn ainda ou se tem e não usa, aproveite para evitar postar qualquer tipo de conteúdo indevido. Postar um conteúdo subjetivo e apelativo pode acabar com suas chances de se dar nessa rede antes mesmo de conhecer as regras do jogo.

No Brasil, o LinkedIn conta com aproximadamente 35 milhões de usuários, pouco mais de 5% dos usuários mundiais da rede (dados de 2018). Bem diferente da presença no Facebook, os brasileiros presentes no LinkedIn se comportam de maneira similar a como se comportam em outras redes, explorando pouco ou nada dos potenciais reais oferecidos pela maior rede profissional do mundo.

Por exemplo, é muito comum usuários brasileiros no LinkedIn postarem textões que são verdadeiros apelos para conquistarem o próximo emprego. Em uma tentativa desesperadora (compreensível, porém inadequada) de se recolocarem, os usuários estampam sua realidade profissional como título, em textos e em comentários em postagens de recrutadores e outros profissionais de sua rede.

A questão é que se muitos se solidarizam, comentam e compartilham esse tipo de postagem (e é muito recorrente), os reais interessados em garimpar profissionais para vagas que valem ouro, jamais chegariam nessas pessoas e se chegarem, provavelmente não considerarão abordá-las para algum processo.

A questão é que o LinkedIn foi formatado justamente para nivelar pelo alto nível e isso significa se destacar não pela sua condição desfavorecida no mercado e, sim, pelas suas capacidades técnicas e comportamentais. Ou seja, você precisa se apresentar de maneira interessante, despertar nos demais usuários e em potenciais recrutadores e empregadores o desejo de tê-l@ em sua equipe.

Portanto, NUNCA poste textões desesperados por emprego e histórias do quanto tem sido difícil sua busca por novas oportunidades. Eu compreendo sua dor e sua caminhada e, honestamente, me solidarizo com ela. O mercado NÃO.

085/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria

Em 2019 celebramos 10 anos de blog!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021