Blog

Livro #6: Coaching e mentoring (FGV)

Amig@ leitor(a),

No sexto livro de 2019, chego às leituras mais técnicas. Deixei em pausa outro sobre o movimento das mulheres nos anos de repressão, para dar continuidade e finalização ao projeto de qualificação da minha pesquisa para o mestrado.

Sem ainda entrar em detalhes sobre o tema e foco de minha pesquisa, compartilho com vocês e recomendo para quem deseja estudar mais sobre os temas, conhecer e, principalmente, sair do senso comum, este livro da coleção da FGV sobre Gestão de Pessoas. Este exemplar especificamente possui quatro capítulos e traz muita clareza sobre as diferenças e similaridades entre coaching e mentoring, a importância não só profissional, mas também social dessas práticas e como elas se relacionam no mundo do trabalho atual.

No primeiro capítulo, os autores relacionam o coaching e o mentoring aos aspectos de mudança da sociedade contemporânea e as demandas do mundo do trabalho atual. Neste capítulo há muita relação com a forma como as pessoas se relacionam e lidam com os desafios da vida moderna.

No segundo capítulo, os autores focam em indicar características específicas do processo de mentoring, no qual apresentam maior destaque para a carreira e os resultados de médio e longo prazo, o olhar para o futuro. O mentoring se apresenta como uma prática desde a Antiguidade. Além disso, a interação dos autores com fundamentos em Edgar Morin e Michel Foucault se mostram como uma excelente linha para a base de estudos na qual estou assentada.

No terceiro capítulo, eles abordam o processo de coaching, a liderança baseada no coaching, como este processo se foca em tarefas e alto desempenho em atividades específicas. Além disso, explica como é a formação em coaching, tipologias e como são as etapas deste processo.

No quarto capítulo, os autores falam sobre os impactos no desenvolvimento pessoal e profissional e algumas ferramentas e exercícios que podem ser aplicados nestes processos. O livro é absolutamente didático, muito esclarecedor e sem dúvida contribui para que as pessoas saiam do senso comum e entendam as diferenças entre os processos e suas finalidades.

Recomendo a leitura para quem pretende conhecer mais e/ou atuar como coach ou mentor profissionalmente.

112/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria

Em 2019 celebramos 10 anos de blog!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021