Blog

Interculturalidade na pele

Amig@ leitor(a),

Tirar algo de dentro de si e compartilhar com outras pessoas torna você parte do outro e faz com o outro habite o seu ser. Quando publiquei meu livro, em 2015, Secretariado intercultural, eu sabia que minha vida não seria a mesma. O livro me abriu portas desde o primeiro momento.

Foram quatro anos de intenso trabalho de divulgação, relacionamento e muitos aprendizados. Tudo foi aprendizado, os ganhos e aquilo que no senso comum costuma-se chamar de perda. Você aprende o que combina com você e o que não combina.

E dessa forma você entende que ser intercultural é ler o mundo, as pessoas, tentar sair da mesma perspectiva e enxergar as coisas por outro ângulo. Na dúvida, afaste-se: a perspectiva de quem está de longe é sempre mais completa. Meu primeiro livro encontrou abrigo e materialidade na vivência real de profissionais com as quais fui presenteada ao longo da jornada.

E quando percebi estava com as pessoas que viviam aquilo que eu lia, pesquisava e aprendia na teoria. Um dia, numa videochamada com uma delas, deu um estalo. Poderíamos escrever juntas, trazer à realidade o que acontece por trás da ‘glamourização’ que acabamos sempre transformando este tipo de experiência. As pessoas que desejam sair do país, ter carreira internacional, merecem e precisam saber como é. E assim está nascendo este projeto, meu segundo livro, que tenho a honra de escrever com mais oito talentosas mãos, do Brasil e de Angola.

Conheçam agora estas mulheres inteligentes e competentes que generosamente abraçaram a ideia e resolveram levar adiante este projeto comigo. Minha primeira organização e meu primeiro trabalho escrito em coautoria. É muita alegria, muita felicidade e agora que estamos em reta final, só fica o sentimento de gratidão por, pouco a pouco, tornar este propósito vivo, latente e real por meio da vida de cada uma de nós. Acompanhem nossas redes e fiquem ligados porque nosso filho nascerá no segundo semestre.

Simone Cunha Reis – Paulistana, idealizadora do Secretariado com Simone, uma plataforma de conteúdo de valor e qualidade em forma de blog, canal no YouTube e página no Instagram e Facebook. Simone reside e trabalha em Santiago (Chile) desde 2016.

Claudia Eleutério – Paulistana, reside há mais de 3 anos em Hamamatsu (Japão), a maior colônia brasileira no país. Ela é professora de inglês e secretária executiva e, por sua formação, teve o privilégio de atuar como gestora escolar no Senac Japão.

Natalie Gampires – Paulista de São Caetano do Sul, estudou inglês no Canadá e atualmente é assistente executiva no CitiGroup em Madri, Espanha, após ter vivido diversas experiências na área em outras empresas e aprendendo sobre o jeito espanhol de ser e trabalhar.

Paula Moio – Natural de Luanda (Angola) e radicada em Londres (Reino Unido), atuou por 15 anos como personal assistant (PA) na BBC e atua há 3 anos como executive assistant (EA) em um modelo corporativo chamado family office. Paula por três anos realizou um trabalho lindo por meio de um seminário dedicado às assistentes angolanas por meio da Academia BAI.

Assim, convido vocês a seguirem estas preciosidades de seres humanos que, gentil e generosamente, aceitaram dividir o melhor e o mais desafiador em suas trajetórias e experiências para que outros profissionais tenham a possibilidade de compreender a realidade a partir de suas vivências e tomar decisões mais ponderadas. A partir de maio teremos mais informações sobre esta publicação! Aguardem!

115/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria

Em 2019 celebramos 10 anos de blog!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021