Blog

4 aspectos do trabalho que ninguém comenta

Amig@ leitor(a),

Alguns aspectos do trabalho passam despercebidos pelo grande público em meio a muito show, muitas falácias sobre ganhar dinheiro, empreender e criar oportunidades. Hoje todos mundo faz piada sobre coach, empreendedor e coloca todo mundo dentro de uma mesma caixinha, como se não houvesse ali valor e verdade.

Há muito mais dentro desse imenso universo complexo do que aquilo que conseguimos enxergar. E pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês 4 aspectos do trabalho que devem ser refletidos ou, no mínimo, considerados quando tratamos do tema carreira ou trabalho. Voilá!

  1. Expectativa x realidade: se hoje eu parasse para categorizar as pessoas que sigo ou que compõem as minhas redes sociais, quase metade se autointitula empreendedor (inclusive eu). E o que caracteriza esse termo? Muitas pessoas que colocam isso em seus nomes e apresentações, daqui a 2 ou 3 anos já não farão mais questão desse título. Empreender é algo muito sério e que exige muito mais renúncias do que qualquer outro emprego. A expectativa é que você se torna um mero ator/atriz, no entanto, a realidade mostra que existem muito mais boletos do que se consegue pagar.
  2. Horas de dedicação: o trabalho exige muitas horas de dedicação, muito esforço. É importante ter consciência de que momentos de lazer se perdem em meio às ações que se deseja fazer. E não é por nada além do que poder entregar algo de qualidade, se superar e testar os próprios limites. É a dura jornada de quem resolveu fazer algo mais significativo e dar sentido à própria existência.
  3. Estudo contínuo: quem quer se superar entende que cada leitura traz um sentido, uma lição que poderá ser aplicada ao próprio negócio. As referências e inspirações estão sempre presentes na literatura de negócios, nas clássicas, na pós-moderna e nas linhas escritas por outros desbravadores do conhecimento. Ser diferente é apenas um novo nível de superação que os insatisfeitos almejam.
  4. Introspecção: os momentos de reflexão e silêncio são fundamentais para quem precisa encontrar equilíbrio e discernimento nas próprias criações. A introspecção é parte do caminho por vezes solitário do desbravador contemporâneo. Silenciar é compreender-se um pouco a cada dia. Ter clareza do que se quer e do que não se quer.

Os aspectos do trabalho são difíceis de serem mantidos em consistência, uma vez que exige disciplina e autocrítica constante. Quem está preparado para viver este tipo de jornada? Quem?

183/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/MentoraMarcelaBrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria

Em 2019 celebramos 10 anos de blog!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021