Blog

O que está acontecendo com os profissionais de hoje em dia?

Eu realmente não sei. Eu poderia apostar que é um clima geral de desmotivação por causa da recessão econômica no país, ou ainda porque temos tido alterações na legislação trabalhista. Gostaria, até, de poder afirmar que é porque o mercado de trabalho está sem oferta de empregos. #SQN

É impressionante ver que todos dão desculpas para sua falta de movimento, para sua inércia, para sua vida imobilizada em uma atmosfera altamente dinâmica. Tudo é absolutamente justificável no universo de uma geração que está sem coragem, sem vontade.

Investem milhares naquilo que é visível a olhos nus e sofrem de imobilidade crônica para investir naquilo que não ganha curtidas ou seguidores. Constroem verdadeiros muros de lamentações nos ambientes virtuais e perderam a coragem de lutar pelos próprios direitos.

Dizem que não conseguem emprego mesmo distribuindo um monte de currículos para todas as vagas e não para por um instante para analisar o perfil da vaga e identificar se possui ou não coerência com sua formação.

Reclamam do emprego que possuem, mas não lembram que a corporação mais importante está dentro de si. São pouco gratos e decidem jogar a toalha na primeira dificuldade. Escondem-se atrás de desculpas e desistem fácil, porém são incapazes de confrontar seu lado mais sombrio e melhorar seus aspectos frágeis para se tornar alguém mais bem preparado.

Não querem ler, não querem estudar, não querem PENSAR. O que está acontecendo com os profissionais de hoje em dia? Passam noites acordados e em claro em festas e saídas noturnas e dizem que não tem tempo para ler, estudar ou se informar.

Se você se identificou com alguma das situações colocadas acima, recomendo que você continue lendo até o final algumas percepções minhas:

1 Você não tem um problema físico para estudar. Não é a quantidade de horas, nem o fato de só ter das 22h às 00h que impedem você de seguir em frente. Se pode amanhecer na balada, pode amanhecer estudando.

2 Você é egocêntrico. A timidez é diferente da introspecção. Pessoas tímidas tem problemas com as críticas e o olhar do outro sobre ele. Se sente incomodado em ser observado e avaliado. O introspectivo é apenas alguém que vive sua energia em modo reservado. Vencer a timidez tem a ver com vencer o egocentrismo.

3 Você não quer mudar. Todos querem uma vida linda, com abundância material, espiritual e incessantemente correm atrás dessa tal de plenitude. Porém, querem seguir com os mesmos hábitos, as mesmas crenças e conviver com os mesmos grupos.

4 Você não assume seus erros. A pior atitude relacionada à falta de dinamismo de um profissional é o fato de não aceitar que erra (como o mundo inteiro, aliás). Enquanto você não abraça o erro e se reconcilia com ele, você não sai do lugar.

5 Você não quer crescer. Apenas 5% da população brasileira se comunica (não significa ser fluente) em Inglês, em um momento onde o globo está totalmente operando sem fronteiras. Sério que você não se incomoda com isso?

6 Você só procura aprender no sufoco. “Ah, semana que vem terei uma entrevista de emprego!”; “Nossa, eu preciso aprender as fórmulas do Excel para encerrar o relatório do final de ano!”; “Poxa, só eu não sei usar o trello no escritório!”. E, aí? Algo familiar?

Enquanto o melhor período do ano para estudar continuar sendo depois do carnaval, enquanto o melhor período do ano para planejar continuar sendo dezembro e enquanto você só acordar pra vida no susto, é sinal de que você está bem fora do jogo.

Leve esse meu texto pro seu fim de semana e pense sobre ele, ok?

326/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/MentoraMarcelaBrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria

Em 2019 celebramos 10 anos de blog!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021