Blog

Como você torna sua imagem negativa deixando as pessoas “no vácuo”

Eu poderia passar a semana inteira contando quantas pessoas que buscam nosso trabalho via e-mail, redes sociais ou, até mesmo, pessoalmente, nos deixam “no vácuo”. A expressão popular que caracteriza uma situação na qual alguém é ignorado parece ter se tornado uma prática comum entre profissionais. Geralmente as pessoas agem dessa forma com alguém que não gostam, com conhecidos ou desafetos. Normal. Mas até que ponto essa conduta é incorporada à vida profissional e a pessoa nem percebe?

Você, profissional, já pensou em quantas vezes buscou o serviço de alguém e simplesmente ao ter seu pedido respondido, não deu atenção? “Mas eu não sou obrigada(o) a nada!”. Sua única obrigação é ser bem educado. Ao ignorar mensagens de profissionais ou empresas (especialmente quando você faz o primeiro contato), você invalida sua imagem profissional. E neste universo, onde todos recomendam todos e alguém pode decidir sobre os caminhos da sua carreira em uma empresa, isso pode ser um tremendo tiro no pé.

Em algum momento, nossa humanidade falhou e perdemos o jeito de tocar o coração das pessoas, perdemos a habilidade de relacionamento natural. Parece que não sabemos mais nos conectar. Acho que chegou a hora de voltar no tempo e começar tudo de novo: “Olá, como vai? Eu vou indo e você, tudo bem?”, como compôs Paulinho da Viola.

A comunicação ficou acelerada e reduzida. Não sabemos conseguimos passar mais de 5 minutos trocando mensagens no mundo real. A pressa dos nossos negócios nos deixou desalmados, nos deixou distantes e nos deixou mal-educados.

Qual será o grande diferencial nesse processo de futuro que, embora automatizado, nos exige cada vez mais humanidade? Não é difícil descobrir a resposta: só precisamos ser quem fomos criados para ser: seres humanos que se conectam a outros seres humanos.

Os lamentos em torno da falta de emprego e da falta de oportunidades se acumulam para aqueles que ainda não compreenderam o que de fato vai fazer a diferença daqui para a frente. Não é seu diploma da melhor faculdade do país, tampouco seu MBA ou intercâmbio no exterior (se este não lhe trouxe transformação de dentro para fora). É sua capacidade de humanizar tudo ao seu redor e fazer o que máquina nenhuma faz.

Tenha atenção e respeito pelas pessoas em qualquer circunstância. Dê a elas a certeza de que você tem apreço pelo que elas constroem. E faça isso unicamente por você, porque quando você respeita o tempo e o trabalho das outras pessoas, é sua imagem que brilha e aparece bem na foto.

No próximo ano, apenas busque as pessoas se você tiver real interesse em se comprometer com elas, seja em relacionamentos sociais, afetivos, comerciais ou profissionais. Fica a dica, ok?

357/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/MentoraMarcelaBrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria

Em 2019 celebramos 10 anos de blog!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021